No próximo dia 9 de junho assinala-se o Dia Internacional dos Arquivos. A Câmara Municipal de Mangualde, através do Arquivo Municipal, associa-se a esta efeméride inaugurando a exposição documental «Administração do Concelho de Mangualde – Memórias de outros tempos», a qual estará patente até dia 30 de junho, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. A entrada é livre.
É um imperativo cultural da democracia e dos gestores da administração pública autárquica saberem como viviam os nossos antepassados, comparando modos de vida, costumes, tradições, para assim marcarem a diferença e traçarem caminhos de crescimento e desenvolvimento. Assim, este executivo, através do seu Arquivo Municipal, tem desenvolvido trabalho meritório na compilação de informação relevante sobre os modos de administração pública que perpassaram os tempos, neste concelho, estando a realizar um estudo centrado no sistema de Administração do Concelho de Mangualde entre 1836 e 1937.
O fundo «Administração do Concelho de Mangualde» integra o vasto património documental custodiado pelo Arquivo Municipal Mangualde. De considerada importância para o estudo da história local, o seu desconhecimento para os cidadãos ditaram a necessidade de ser organizado e futuramente disponibilizado para a sua consulta e acesso. A Câmara Municipal está assim a dar conta do respeito pelo património documental, cumprindo um compromisso de preservação e disponibilidade de acesso, verdadeiramente importantes nos tempos da democracia.
O Dia Internacional dos Arquivos tem como objetivos alertar a sociedade para a responsabilidade na preservação dos arquivos e simultaneamente chamar a atenção para as ações promocionais e de divulgação destes organismos. Nesse sentido, e partilhando estes objetivos, a autarquia mangualdense não podia deixar de assinalar esta data.