No dia do 28º aniversário de elevação de Oliveira de Azeméis a cidade, a Câmara Municipal lançou, «A Voz da Alegria», uma linha de apoio ao idoso, com o objetivo de divulgar, junto da pessoa sénior, informação sobre os direitos e benefícios na área da saúde, segurança social, habitação, ação social e obrigações familiares.
Agora qualquer cidadão, residente no concelho, que tenha mais de 65 anos pode reportar uma situação de emergência ou apoio social através do número 800 025 625.
«A linha dá resposta a dúvidas e problemas sendo um meio eficaz de sinalização de idosos em situação de isolamento», afirmou a técnica da ação social.
Segundo Dora Brandão, o serviço, a funcionar todos os dias, de forma gratuita, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, «é uma aposta na salvaguarda dos direitos da pessoa idosa».
A «Voz da Alegria» pretende ainda assegurar o acesso da população mais idosa a serviços que lhes permitam continuar integradas no seu meio de vida, de forma a serem acompanhadas por um serviço humanizado.
As questões colocadas através da linha serão tratadas diretamente ou, caso não seja possível, encaminhadas para as entidades competentes.
O lançamento do serviço, inserido no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, é uma oportunidade para proporcionar um envelhecimento ativo e uma melhoria na qualidade de vida, segurança e auto estima dos utilizadores.
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