Educação, Seixal, Sociedade

Festival Náutico de Barcos Dragão na Baía do Seixal

A Baía do Seixal recebe nos dias 21, 22 e 23 de maio, a partir das 15 horas, o Festival Náutico de Barcos Dragão – 1º Ciclo.

 

A atividade dirigida aos alunos do 1º ciclo das Escolas Básicas da Freguesia de Amora, tem como ponto de encontro o Coreto de Amora.

 

O Festival Náutico de Barcos Dragão tem como objetivo sensibilizar o público-alvo para a importância da prática desportiva, promover as atividades náuticas, a entreajuda e a camaradagem entre os praticantes, e a baía natural do Seixal.

 

História dos Barcos Dragão

“Numa China dividida em pequenos reinos, decorria o período dos “Sete Reinos Combatentes” (475- 221 A.C.). Na corte do imperador Huai, onde abundava a intriga e a corrupção, havia um poeta e ministro chinês chamado Qu Yuan, homem sábio e com um passado de luta contra a corrupção. Se a sua cruzada anticorrupção lhe granjeou a admiração e o respeito do povo, gerou, por outro lado, um ambiente inamistoso junto dos burocratas corruptos, que tudo fizeram para convencer o imperador a exila-lo.

 

O exílio e todas as restrições inerentes àquela condição, desgastaram psicologicamente Qu Yuan que quando soube que a mãe pátria, o reino Chu, havia sido derrotado pelo forte reino Qin, ficou desesperado e decidiu por termo à vida, atirando-se ao Rio Mi Lo.

 

De acordo com a lenda, os pescadores locais sabendo do seu afogamento, mobilizaram-se para tentar recuperar o seu corpo. Para evitar que o seu corpo fosse comido pelos peixes, tocavam os tambores e batiam com as pás dos remos na água. Entretanto iam atirando arroz ao rio para saciar o espírito do poeta.

 

Desde o trágico desaparecimento de Qu Yuan que o acontecimento tem sido, ao longo dos séculos, reconstituído na China no aniversário da sua morte – quinto dia do quinto mês – através dos festivais de Barcos Dragão. Atualmente, estes barcos estão presentes em regatas pelos cinco continentes, honrando os ideais em vida do malogrado Qu Yuan.

Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *