Início Temas Cultura Espetáculo de Madalena Victorino com música de Carlos Bica apresentado na rua em Santa Maria da Feira

Espetáculo de Madalena Victorino com música de Carlos Bica apresentado na rua em Santa Maria da Feira

0

Pela primeira vez, o espetáculo VALE, da coreógrafa Madalena Victorino, com música de Carlos Bica, vai ser adaptado para rua, no âmbito do Festival Imaginarius, que se realiza de 25 a 27 de maio, em Santa Maria da Feira. Cerca de 70 pessoas da comunidade, de várias idades e sem experiência de palco, participam neste projeto.

 

É a primeira vez que Madalena Victorino apresenta um espetáculo no Festival Imaginarius. A coreógrafa, que em 2010 venceu o Prémio Autores para a Melhor Coreografia com VALE, apresenta desta forma o projeto:

 

“VALE fala do sul, do sul da Europa. Fala da relação do homem com a terra, uma terra que é feita de rio. Quando o rio decide comandar como um oceano, ele transborda e invade a terra com a força de um touro.

 

VALE fala do trabalho, fala de homens e de mulheres e do abismo que a energia dessa relação contém. Fala da festa como a mais antiga das celebrações. Fala do jogo que, na arena, põe na senda da morte escravos e animais.

 

VALE é uma experiência de imagens em movimento que toca a pele do espectador. Imagens que levantam da terra o que há de cavalo no homem, o que de animal poderá esconder-se na atividade da alma. Num cenário nu mas vivo, sonoro e humano, encontramos um espetáculo em que a música ao vivo arrebata tanto a força quase bruta da multidão, como a doçura do gesto mais pequeno. Um trabalho também sobre o prazer e a vertigem de se estar em conjunto.

 

Movimentos do código da dança encontram-se com gestos e ações de um quotidiano que vem da terra. O coro de movimento, que é trabalhado nesta peça por pessoas sem experiência performativa, interpela os bailarinos e evoca o que de universal e extraordinário existe na comunicação não-verbal: o valor sensual, telúrico e afetivo dos corpos que, ao escrever no espaço e em conjunto movimentos de uma simplicidade desconcertante, se abrem a uma possível e profunda leitura sobre a condição humana e a condição dos tempos que vivemos”.

 

 

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira realiza-se de 25 a 27 de maio, em espaços públicos da cidade. Mais informações em www.imaginarius.pt.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui