A EDP Distribuição apresentou no dia 14 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande, o Projeto InovGrid cuja implementação no município será concretizada durante o ano de 2012.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara, Álvaro Pereira; do representante do Conselho de Administração Executivo da EDP, António Martins da Costa; do presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição, João Torres; do responsável pelo Projeto InovGrid, São Miguel Oliveira; entre outros responsáveis da EDP.
O presidente Álvaro Pereira referiu que “ao olharmos para o projeto, encaramos o futuro da distribuição de energia como uma resposta inteligente e eficiente”.
“Nesta experiência que será realizada na Marinha Grande, serão instalados sistemas de informação e equipamentos inteligentes, na rede de eletricidade, com o intuito de automatizar a gestão de rede, melhorando a qualidade de serviço, reduzindo custos operacionais e promover a eficiência energética e sustentabilidade ambiental”, esclareceu.
O edil admitiu que “o novo sistema permitirá, certamente, garantir um maior controlo dos consumos por parte dos consumidores” e garantir “a redução nos custos de energia, além de disponibilizar novos serviços aos consumidores”.
Sustentabilidade ambiental
O Projecto InovGrid, lançado em 2010 pela EDP Distribuição, em Évora, distingue-se pelo seu carácter pioneiro em matéria de inovação tecnológica e abrangência de serviços. O projeto permite uma gestão mais inteligente da rede elétrica de distribuição, promove a sustentabilidade ambiental e melhora a qualidade do serviço prestado.
Évora tornou-se a primeira InovCity, onde, foram ligadas 30 000 EDP boxes – em substituição dos antigos equipamentos de contagem – que constituem o “gestor inteligente” que é elo de ligação dos consumidores á rede inteligente de energia.
O estudo levado a cabo junto dos Clientes pela empresa Qmetrics, suportado pela Universidade Nova, comprova que os Clientes da InovCity obtiveram ganhos de eficiência energética de cerca de 3,9 % em relação aos consumos anteriores a 2010.
O InovGrid foi selecionado pela Comissão Europeia e pela Euroeletric, em 2011, como o case study de redes inteligentes de energia, entre mais de 260 projetos a nível europeu. É um projeto de referência, pela forma como demonstra os vários benefícios das redes inteligentes, designadamente, através da participação ativa do consumidor na gestão dos seus consumos, em paralelo com uma maior eficácia operacional do operador da rede de distribuição.
Em Abril deste ano a European Comission’s Joint Research Centre, publicou um relatório que estabelece um conjunto de orientações para avaliação dos projetos de redes inteligentes tendo como base os resultados do Projeto InovGrid.
A EDP Distribuição foi também galardoada com o prémio “Utility of the Year” em 2011, prémio concedido no âmbito dos “European Smart Meteering Awards 2012”. O prémio foi atribuído com base na contribuição e no impacto do “Projeto InovGrid” na temática das redes inteligentes, eficiência energética e na sua orientação para o Cliente.