Início Temas Cultura Concerto de encerramento do Imaginarius com coletivo de 400 pessoas em palco em Santa Maria da Feira

Concerto de encerramento do Imaginarius com coletivo de 400 pessoas em palco em Santa Maria da Feira

0

O diretor artístico da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, Aleksandar Caric, vai dirigir um coletivo de cerca de 400 pessoas (cordas, sopros, coros e percussões), que subirão ao palco no dia 27 de maio, junto à Piscina Municipal, para o concerto de encerramento do Festival Imaginarius’12.

Deste gigantesco mosaico fazem parte músicos e não músicos, um conjunto de orquestras, bandas e grupos amadores, nomeadamente a Orquestra Geração da Fundação Calouste Gulbenkian, a Orquestra Lagarteiro MEXE do Porto, a Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, o grupo Sons da Rua da Casa da Música do Porto, os coros das universidades seniores de São João da Madeira e Santa Maria da Feira, a Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, o grupo musical Canto Nosso de Milheirós de Poiares, a Banda feirense Paper Ash, os grupos de percussão Re-Timbrar do Porto, Ritmare do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas e Rufus & Circus de Santa Maria da Feira.

O desafio passa por criar um espetáculo multidisciplinar que, para além da fruição musical, difunda outras linguagens artísticas. A diversidade e a inclusão social são o mote para este projeto que está a ser construído coletivamente, resultado do encontro entre vários projetos artísticos e comunitários promovidos ao longo de vários meses.

O espetáculo Imaginar o Futuro é coletivo e só pode decorrer de um desejo coletivo. Esse desejo, no plano prático, só é possível resultado da união de todos, tendo em vista um objetivo comum: a preparação e a realização de um espetáculo nascido da diversificação de discursos musicais e processos artísticos distintos, que darão expressão a uma festa partilhada com todo o público. Deste trabalho colaborativo surgem produções com repertórios inéditos, num processo de criatividade conjunta, que apelam à festa.

O concerto é uma das faces do projeto Imaginar o Futuro, que inclui ainda a realização de uma Parada e Baile do Corpos Extraordinários do Futuro. Um espetáculo único, que expressa a pluralidade de estéticas e realidades sociais e culturais distintas.

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira realiza-se de 25 a 27 de maio, em espaços públicos da cidade. Mais informações em www.imaginarius.pt.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui