A contagem decrescente para a primeira edição do PortugalDança, o maior festival de dança em contexto urbano que alguma vez se realizou em Portugal, já começou, com os alunos dos vários anos do primeiro ciclo a começarem a ensaiarem a sua atuação na Arena D’Évora.
Ao longo dos próximos três dias as quatrocentas crianças inscritas, divididas em dois grupos (1 e 2º anos e 3º e 4º anos), vão receber as instruções das professoras Mercedes Prieto e Ana Silvestre (Associação Pé de Xumbo), para uma coreografia que se quer contagiante e que terá honras de exibição no sábado, pelas 16h30 (Arena D’Evora) e Domingo, a partir das 10h00, na Praça de Giraldo.
Aos mais pequenos, cuja participação surge no âmbito das atividades extra curriculares, juntam-se cerca de 70 Seniores Activos que também irão dançar, estando igualmente a ensaiar na Arena D’Évora, ao longo desta semana.
O programa prevê a título provisório o início das exibições, na sexta-feira, às 18h30, tanto na Arena D’Évora como na Praça de Giraldo, enquanto no sábado o PortugalDança recomeça às 09h30, com o ponto alto agendado para as 16h30, altura em que os alunos das aec’s e o Seniores Activos irão apresentar as respetivas coreografias. O festival de dança prossegue depois à noite na Praça de Giraldo e na Arena D’Évora com a atuação dos Urban Dance Project e dos Momentum Crew para terminar com uma mega festa de Dj’s (DJ Poppy e MisShiver).
No domingo, a Praça de Giraldo volta a concentrar as atenções para as diversas exibições, com o PortugalDança a terminar nas Piscinas Municipais com a realização de um mega piquenique.
1000 dançarinos
De recordar que o maior festival de dança em contexto urbano, PortugalDança, vai decorrer em Évora, no próximo, com a organização a prever conseguir “pôr” a dançar na histórica cidade entre 750 a 1000 pessoas, de todas as idades.
Com características de festival, este evento envolverá os principais estilos de dança praticados no nosso país e decorrerá em vários locais no interior, como no exterior, designadamente: Palácio de D. Manuel; Arena de Évora; Praça do Giraldo; Praça do Sertório, entre outros espaços do centro histórico.
Do programa constam cerca de 250 apresentações de Hip-Hop, danças clássicas, sevilhanas, danças do mundo, danças africanas, danças de salão e danças tradicionais, que terão lugar nos diversos espaços, com destaque, naturalmente, para as exibições nos emblemáticos locais classificados como Património da Humanidade.
Durante o evento, terão ainda lugar cerca de vinte oficinas sob a orientação de formadores especializados de reconhecido valor nacional e internacional: Margarida Martins (Ragga); Vitor Fontes (New Jack swing); Max (Bboying); Pupilos do Kuduro; Vasco Alves (Locking and Poping;) Ana Cartaxo e Guima (Salsa); Nélia Pinheiro (Dança Contemporânea); Rafael Leitão (Dança Criativa); Mercedes Prieto e Ana Silvestre (Danças do Mundo); Tó Mané (Ritmos Latinos – Valsa); Amélia Mendonza (Danças Boleras e Castanholas – Séc. XVIII – Espanha); Pilar Andújar (Sevilhanas e Flamenco), entre outros.
O caracter informal do PortugalDança proporciona que alguns dos participantes irão usufruir do camping do evento instalado na mata das piscinas municipais, local onde decorrerá também um piquenique final. Para que a festa seja total, não faltará um grande espetáculo de Dj’s, com o DJ Poppy e MisShiver, na noite de Sábado dia 12 na Arena de Évora
O PortugalDança é uma organização da Câmara Municipal de Évora, em colaboração com a Companhia de Dança Contemporânea de Évora, Associação Pé de Xumbo, Escola de Dança Amélia Mendoza, Escola de Dança Clássica Margarida Lobo, Escola de Dança Companhia de “Triana”, Grupo de Danças Urbanas N’Dance e o Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo.
Se precisa de uma empresa de SEO para posicionar melhor o seu site? Contacte a Livetech