Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Comemorações dos 500 Anos do Foral de Montalvão em Nisa

Comemorações dos 500 Anos do Foral de Montalvão em Nisa

Date:

No próximo sábado, 12 de maio, Dom Duarte Pio – Duque de Bragança e chefe da Casa Real Portuguesa, estará em Montalvão (concelho de Nisa) para participar numa iniciativa comemorativa dos 500 anos do Foral da Vila de Montalvão.

O Duque de Bragança foi convidado para proceder ao descerramento de uma placa alusiva da efeméride. Pelas 16 horas ocorrerá na Casa do Povo uma conferência com a participação de Gabriela Tsukamoto – Presidente da Câmara Municipal de Nisa e do Historiador Jorge Rosa que apresentará uma comunicação sobre o tema “Montalvão, Dupla Fonteira”. Na sequência da conferência, terá lugar na Igreja Matriz de Montalvão um concerto pela Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Castelo Branco.

As comemorações que assinalam o aniversário da atribuição do Foral a Montalvão pelo Rei Manuel I. são organizadas pelas associações Vamos à Vila e Salavessa Viva com apoios da Câmara Municipal de Nisa, da Junta de Freguesia de Montalvão da Santa Casa da Misericórdia de Montalvão e da Associação de Desenvolvimento de Nisa.

Em 1497, D. Manuel deu ordens para que fossem recolhidos todos os velhos forais do reino, com o objetivo de os refazer e atualizar. Esta tarefa prolongou-se até 1520. Os Novos Forais – Forais Manuelinos – tinham como objetivo, de uma forma muito sucinta, demarcar os limites territoriais estabelecendo as relações económicas e sociais entre as entidades outorgadas e as outorgantes, definindo os tributos a pagar pelos primeiros e tinha acima de tudo um carácter fiscal. Eram descriminados os lugares no concelho e descriminadas as dívidas à coroa que eram pagas em géneros alimentícios ou dinheiros reais. Estes Forais foram reunidos no chamado Livro dos Forais Novos.

No concelho de Nisa, além de Montalvão, também se celebram este ano os aniversários do Foral em Alpalhão, Nisa e Amieira do Tejo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...