Sociedade

QUALIFIC@ recebeu 40.667 visitas

Ao longo dos quatro dias, a QUALIFICA – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego recebeu mais de 40 mil visitas. A edição 2012 ficou ainda marcada pelo ritmo de milhares de alunos, perto de 15 mil alunos, de mais de 250 escolas de todo o País, bem como a estreia da NEWCOMERS – uma aposta da EXPONOR em parceria com a Eusébio & Rodrigues.

 

A cooperação dos principais organismos públicos e privados das áreas da educação, formação, juventude e emprego estendeu-se à secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário. Isabel Leite marcou presença na EXPONOR e falou da importância da feira. «Encontramos nesta mostra uma diversidade de oferta educativa», disse a governante, acrescentando ainda que «quanto mais rica for a informação, como é o caso, melhor será a escolha». Até porque, com a atual conjuntura, a margem de erro terá que ser menor. «Assim, percebem que não foi uma opção às cegas», referiu ainda Isabel Leite.

Outra presença a assinalar na EXPONOR, na área do desporto, e que serve de inspiração para muitos jovens, foi a atleta Rosa Mota. A campeã olímpica esteve no espaço do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) a atender às solicitações de autógrafos de muitos visitantes (jovens e menos jovens), bem como para falar da “Ética no desporto”. Um de muitos temas da atualidade, ligados à juventude, ao emprego, à formação e à qualificação, que foram discutidos e analisados durante a QUALIFICA.

De realçar ainda o sucesso que teve a iniciativa do serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional ao Longo da Vida, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O apoio prestado por uma equipa de psicólogos na elaboração conjunta de um plano individualizado de visita à feira excedeu as expetativas, sobretudo pela forte adesão dos alunos ao longo dos quatro dias da QUALIFIC@.

 

Em estreia, a NEWCOMERS, na qual a QUALIFICA se integrou, veio dar outra dimensão (alargando o leque da oferta) e qualidade (outras formas de estar e pensar) às escolhas dos jovens e famílias que visitaram a EXPONOR. Descobrir o seu potencial – com formas menos convencionais, como a arte, a música, a dança -, e assim definir melhor o seu futuro, foi a mais-valia da NEWCOMERS.

O AcrobActic – o concurso internacional de design de moda; o EuroBattle – o maior evento nacional de dança urbana (hip-hop) e considerado um dos três maiores do mundo; a Red Bull BC One Cypher – um acontecimento internacional de dança de rua da Red Bull; o 3 ON 3 PowerMovement – um torneio de basquetebol em formato de 3 para 3 (muito em voga nos EUA); o Bairro das Artes de Ser Feliz, uma praça de inspiração; e ainda a Hell Price – uma área dedicada às grandes marcas a preços baixos, foram acontecimentos que marcaram a estreia e o sucesso da NEWCOMERS.

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *