A Portugal Telecom (PT), em linha com o compromisso assumido anteriormente e com a aposta no investimento em tecnologia de ponta e inovação, reforçou a cobertura da sua rede 4G para cerca de 80% da população. Este reforço tornou-se possível no seguimento da cessação das emissões de televisão do sistema analógico terrestre, que se realizou no dia 26 de abril, libertando a faixa de frequências dos 800 MHz, na qual a PT adquiriu direitos de utilização de frequências na sequência do leilão multifaixa.
A partir de hoje, os clientes vão beneficiar de uma nova experiência de Internet móvel abrangendo cerca de 80% da população portuguesa. O aumento de cobertura será significativo (até agora situava-se nos 20%) salientando-se a sua qualidade dentro dos edifícios e coloca a PT entre os primeiros operadores a nível europeu a disponibilizar serviços de 4G na frequência dos 800MHz.
Com o alargamento da cobertura da rede 4G, os clientes TMN 4G e Meo 4G vão beneficiar de uma maior velocidade, menor latência e a melhor qualidade de experiência. Juntamente com a rede de Fibra Ótica da PT, com 1.6 milhões de casas, estas características potenciam a oferta de novos serviços multimédia, em mobilidade, até agora só possíveis através da fibra ótica, destacando-se a televisão, os serviços de jogos on-line e de banda larga móvel com velocidades de acesso de até 100 Mbps.
A PT disponibiliza duas ofertas – TMN 4G e MEO 4G – que privilegiam aspetos diversificados da utilização do serviço de Banda Larga Móvel, alavancando as potencialidades de outras ofertas já existentes, como é o caso do Musicbox e do Meo Go.
Os clientes TMN e Meo, em resultado dos investimentos em tecnologia de ponta e na inovação, poderão aceder de forma transversal a uma oferta convergente de voz, vídeo e internet em múltiplos equipamentos, com uma qualidade e experiência de serviço superior e das mais avançadas no mundo, em Portugal.
A rede 4G da PT foi recentemente reconhecida pelos fabricantes como um dos operadores de referência na Europa por apresentar a primeira rede europeia qualificada pelo GCF (Global Certification Forum), com o mecanismo CSFB (Circuit Switch Fall Back), que permite a comunicação de voz em redes 4G. Este suporte, obrigatório para fornecer o serviço de voz em smartphones 4G, vem reforçar o estatuto da operadora ao nível da qualidade, fiabilidade e robustez da sua rede de vanguarda tecnológica.