Workshop para ensinar a pintar com azeite em Abrantes

Date:

Dia 21 de Abril inicia o workshop “Pintura com azeite, ouro líquido da região” no Mercado Criativo de Abrantes. Esta formação da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em parceria com os produtores dos Azeites da Nossa Terra® e com a Escola de Pintura Atelier do Massimo, é gratuita e destinada a pessoas que já dominem técnicas básicas de pintura a óleo.

O desafio surgiu de uma conversa entre o gerente do estabelecimento de restauração São Lourenço, em Abrantes, e o produtor de azeite Val Escudeiro. Pintar com azeite! E o pintor italiano Massimo Esposito, radicado em Portugal há 25 anos, logo se recordou de um episódio da sua infância. Aquando da pintura do retrato de sua mãe, não havia óleo de linho em sua casa e o amigo do pai, prontamente, demandou “traz o azeite!”.

Durante um mês, Massimo Esposito aperfeiçoou a técnica da Antiguidade e muito utilizada pelos renascentistas. Após tentativa erro, o pintor conseguiu que o tempo de secagem ficasse mais reduzido que no Renascimento, “de 20 anos para 20 dias”, compara Massimo Esposito.

Neste pequeno curso de quatro sessões, o pintor partilha a sua técnica com 10 formandos, que já tenham conhecimentos básicos de pintura a óleo. O workshop “Pintura com Azeite, ouro líquido da Região” divide-se numa sessão teórica que se realizará no Mercado Criativo de Abrantes, no dia 21 de Abril, e três sessões práticas nos olivais dos produtores dos Azeites da Nossa Terra (nos dias 28 de Abril, 5 e 12 de Maio).

Os interessados poderão inscrever-se através do site da TAGUS (www.tagus-ri.pt). O curso é gratuito, no entanto, carece que o formando traga o seu material (telas, pincéis e cavalete).

“Valorizar os produtos locais, olhando para eles, neste caso o azeite, de outra forma” é o objectivo da TAGUS, como refere o seu técnico coordenador, Pedro Saraiva, contando esta iniciativa com o apoio da abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR).

Massimo Esposito, italiano e descendente de pintores, tem vários ateliers na região, onde ensina pessoas de todas as idades a pintar. A sua obra é inspirada nos estilos do Renascimento, do Realismo e Surrealismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...