osé Mourinho visitou este domingo o Mundialito 2012, o torneio de futebol infantil mais importante do mundo que decorre até ao dia 8 de abril, em Vila Real de Santo António.
Atestando a dimensão mundial do evento, o treinador do Real Madrid quis conhecer o Museu Mundialito e aproveitou para visitar o Mundialito Center, onde era aguardado por centenas de crianças.
Antes, o técnico madrileno assistiu à partida inaugural do filho, atleta do Clube Desportivo de Canillas, que jogou logo às primeiras horas da manhã contra o Futebol Clube do Porto.
Este domingo, a agenda do Mundialito ficou igualmente marcada pela chegada da taça do Mundo da FIFA, ganha pela seleção espanhola em 2010, na África do Sul. O troféu foi cedido pela Federação Espanhola de Futebol e estará exposto até ao dia 8 de abril.
Uma hora antes do desfile inaugural, teve lugar uma conferência de imprensa que contou com as presenças do fundador do Mundialito, Ricardo Godoy; da diretora-geral do Mundialito, Nilda Gutiérrez; do jogador de futebol Maniche e do presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes.
Para Ricardo Godoy, este evento, em tudo igual a um mundial, «é sobretudo sinónimo da festa das crianças» e um passo mais para o crescimento do Mundialito, que deverá passar a ter duas edições anuais: uma em Vila Real de Santo António e outra no Qatar.
Já Maniche, elogiou a vertente pedagógica desta festa do futebol, dizendo que, «apesar de ter crescido num ambiente difícil, foi o futebol que o ajudou a desenvolver-se como atleta e como pessoa».
Também no uso da palavra, o autarca vila-realense, Luís Gomes, afirmou que o Mundialito é o melhor exemplo de como se pode promover um município em termos desportivos.
Destacou ainda as qualidades do Complexo Desportivo de VRSA, que está a ser local de preparação para muitos dos atletas que irão estar presentes nos jogos Olímpicos de 2012, em Londres.
O dia culminou com o desfile inaugural, por onde passaram os 4 mil atletas das 192 equipas em competição no Mundialito e onde foram exibidas 54 bandeiras em representação de todos os países participantes.
Ao todo, passaram hoje pelo Complexo Desportivo mais de sete mil pessoas.
Mundialito em números:
4000 crianças
54 nacionalidades
192 equipas
700 jogos