A Câmara Municipal da Lousã, atenta às dificuldades que o Comercio Tradicional atravessa e a exemplo do que tem feito em anos anteriores, promoveu, no passado dia 20 de março, uma reunião de trabalho com empresários do designado “Comércio Tradicional”.
A reunião contou com a presença de 23 representantes dos seguintes estabelecimentos: Princesses´s Shop; Madeixa Roxa; Manuel do Talho; Love Mary; Bar Black Cat; Studio Concept; VerdeClick; Casa Santos; Preço Especial; Centro Diety; Insport; Mundo da Criança; Esporão Modas; Isocad; Casa Lizé; Lady Lu, Delichoc; Naturalmente; Tien 21; Terras de Arunce; Latidos, Miados e Cuidados e Livraria Magro.
Nesta reunião, para além de uma análise à situação actual, foi também efectuado um balanço às actividades de incremento às compras no Comércio Tradicional promovidas durante o ano de 2011, nomeadamente Desfile de Moda Infantil, Animação de Verão, Festivais Gastronómicos, Desfile Lousã Moda e o Sorteio de Natal.
Tendo em vista a continuidade destas acções e o envolvimento dos comerciantes/empresários, nesta reunião foram também apresentadas e optimizadas algumas das actividades a promover durante o ano de 2012 onde, para além das iniciativas anteriormente referidas, serão promovidas acções de oferta de bilhetes para o Cinema a quem fizer compras superiores a 10€ no Comércio Tradicional durante os meses de Abril a Julho, descontos em compras aos comensais do Fim de Semana do Cabrito através da oferta de voucher´s de desconto.
No âmbito da Feira Anual de São João, será promovido um sorteio similar ao que foi efectuado no Natal e será reeditado o “Concurso de Vestidos de Chita”.
Aproveitando as novas tecnologias, a Autarquia assumiu o compromisso de agilizar a comunicação com os Comerciantes/Empresários, nomeadamente através da página da Autarquia (www.cm-lousa.pt) e de um serviço denominado “GPS do Empreendedor e Via Verde Empreendedor/Empresário” que serão importantes “facilitadores” da comunicação com estes agentes e vice-versa. Ainda neste âmbito, ficou definido a criação de um Cadastro Digital de Empresas/Estabelecimentos do Concelho.
Em agenda estão também outras iniciativas que foram colocadas à consideração dos Comerciantes ou sugeridas por estes e que estão a ser alvo de melhor definição.
Nesta reunião, foi também lançado o desafio para que a Associação Comercial, Industrial e Agrícola da Serra da Lousã retome a sua actividade, podendo desempenhar um papel importante na promoção do tecido empresarial do Concelho.
Segundo o Presidente da Câmara, Luís Antunes, “estas reuniões têm tido uma vertente informal mas bastante participada e têm surgido bons contributos para o trabalho conjunto que está a ser efectuado. A Autarquia e também os comerciantes, entendem que as iniciativas que foram definidas se assumem como um importante apoio ao Comércio Tradicional num período particularmente difícil.”
Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech