O Dolce Vita acolhe até 15 de março a exposição “Prevenir para proteger”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Coimbra, através do Serviço de Proteção Civil, com a colaboração da empresa Formato Verde e do Dolce Vita Coimbra.
A exposição, que se integra no âmbito do “Coimbra Segura – Ações de Sensibilização em Proteção Civil”, é um projeto aprovado pelo QREN, e tem como objetivo alertar para a tomada de medidas de prevenção e de autoproteção perante o risco de acidente grave ou catástrofe, podendo alguns destes conceitos ser aprendidos através de um jogo existente na exposição presente no centro comercial.
A partir de 5 de março, a mostra passará para o piso 0, onde irão estar presente viaturas dos diversos Organismos que integram a Proteção Civil de Coimbra, nomeadamente, da Companhia de Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Polícia Municipal, e também do Serviço de Proteção Civil e da Equipa de Sapadores Florestais da autarquia.
Paralelamente, decorrem ações de sensibilização nas várias escolas que aderiram ao projecto. Têm como público-alvo os alunos dos 4º, 5º e 6º anos de escolaridade do concelho de Coimbra. O projecto teve início em janeiro último e contempla a realização de uma dezena de “Ações encenadas”, nas escolas básicas do 1º ciclo de vários agrupamentos.
Para os alunos dos 5º e 6º anos estão destinadas “Sessões de esclarecimento”, permitindo a participação dos alunos na temática da Proteção Civil. O início destas ações tem lugar no próximo dia 12 de março, com a realização de uma sessão em cada escola sede dos agrupamentos de escolas, dirigidas essencialmente a alunos dos 5º e 6º anos.