O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, foi distinguido, na manhã de ontem, com a “Medalha de Honra do Concelho de Santo Tirso” numa cerimónia que lotou o salão nobre dos Paços do Concelho.
O galardão foi entregue por Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal, depois de uma deliberação camarária – tomada por unanimidade – e na qual ficou bem vincado que a distinção se deve ao facto de Zeinal Bava ter sido um dos principais responsáveis pela instalação, em Santo Tirso, de um Centro de Relacionamento e Apoio Técnico a Clientes em Santo Tirso que já criou cerca de 1 200 postos de trabalho.
“O Centro de Relacionamento Técnico com o Cliente da PT, em Santo Tirso, foi considerado o mais inovador e funcional espaço do género em Portugal…”
Na sua intervenção, Castro Fernandes atribuiu “enorme relevância e significado para o Município de Santo Tirso” a atribuição desta medalha ao presidente da PT, porque “felizmente para nós”, acrescentou, “o seu percurso pessoal cruza-se com a história de desenvolvimento do concelho”.
O presidente da Câmara Municipal fez saber que sob a liderança de Zeinal Bava, a PT tem sabido “implementar uma política que, não só se situa na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, como assume, em toda a dimensão, a sua responsabilidade ambiental e social”, afirmando-se como uma “empresa de excelência com uma postura altamente responsável sob ponto de vista ambiental e social”.
Isso, aliás, está patente na implementação de boas práticas ao nível da construção e do equipamento utilizado e na criação de emprego descentralizado e qualificado, adiantou, Castro Fernandes, salientando ainda o facto do Centro de Relacionamento Técnico com o Cliente da Portugal Telecom, em Santo Tirso, ter sido considerado “o mais inovador e funcional espaço do género em Portugal, mercê das suas modernas infraestruturas e tecnologias “state of the art” e que o edifício que a PT construiu em Santo Tirso [da autoria dos conceituados arquitetos Manuel e Francisco Aires Mateus] concorreu “como finalista para o Prémio Secil de Arquitetura 2010 pela sua inovação arquitectónica”.
“Mas é sob ponto de vista social [criação de emprego] que este Centro representa para Santo Tirso uma extraordinária mais-valia…”
“Mas é sob ponto de vista social que este Centro representa para Santo Tirso uma extraordinária mais-valia” esclareceu Castro Fernandes, referindo-se a factores como a “deslocalização de sectores da empresa para fora das cidades de Lisboa e Porto” e a “importante criação de postos de trabalho, sobretudo, numa faixa etária jovem como é o Concelho de Santo Tirso”.
A opção por Santo Tirso, de entre oito possíveis localizações “encheu-nos de orgulho” e hoje, reafirmou, “o Centro emprega mais de 800 trabalhadores em full time, 40 horas semanais, o que equivale a 1200 postos de trabalho em horários mais reduzidos usualmente em prática nestes centros”.
Castro Fernandes relembrou ainda que com a entrega desta medalha, “a Câmara Municipal distingue V. Ex.a, enquanto Presidente Executivo de renome internacional, que pela sua ação contribuiu e contribui significativamente para o desenvolvimento do Concelho de Santo Tirso” e, concluiu desafiando Zeinal Bava e a PT a “trazer novos e mais investimentos para Santo Tirso”.
“Santo Tirso foi uma grande obra. Optamos por este concelho, pelo talento aqui residente e pelo apoio dado pela câmara. Foi uma aposta ganha…”
Depois de afirmar “ter ficado sem palavras” pela homenagem prestada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o presidente da PT, Zeinal Bava, adiantou que a mesma o vai “motivar a fazer mais e melhor”.
Já sobre a importante decisão da PT em deslocalizar os seus serviços para zonas fora de Lisboa e Porto, Zeinal Bava confidenciou que “cedo percebemos que era fundamental, estratégico e estruturante fazer esse atendimento mais próximo dos nosso clientes” adiantando que hoje em dia “60% dos clientes é atendido fora de Lisboa e do Porto” e, em Santo Tirso, avançou, “já temos 823 colaboradores e em full time, o que nos dá mais qualidade em termos de atendimento”.
“Os mais qualificados colaboradores estão de facto em Santo Tirso – e estamos apostar na sofisticação”, acrescentou, para relevar que “Santo Tirso tem a maior taxa de atendimento à primeira, o que significa que se tenta dar resolução aos problemas do cliente logo no primeiro telefonema”.
Na realidade, Santo Tirso revelou-se uma aposta certa e abre portas a novas hipóteses de investimento”, disse.
E já em jeito de conclusão, o presidente da PT deixou, em Santo Tirso, duas importantes novidades aos seus clientes: a primeira é de que a partir de agora a PT passa a disponibilizar, para empresas, uma das maiores velocidades de acesso à Internet: 400 Mbps e a segunda é de que todos os clientes individuais que tenham contratado uma velocidade de 50 Mbps, passam a dispor de uma velocidade de 100 Mbps sem quaisquer custos adicionais.