De 11 a 19 de março a Póvoa de Lanhoso engalana-se para comemorar as Festas de São José, as festividades concelhias que continuam a ser o principal cartaz turístico do concelho.
A apresentação do programa decorreu na manhã de 22 de fevereiro, no auditório da Casa da Botica. As Festas de São José são assumidas como uma montra daquilo que de melhor se faz e existe em Terras de Lanhoso. “Acredito que estas Festas nos vão orgulhar a todos”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, de entre outras considerações, nomeadamente relacionadas com o orçamento para as Festividades Concelhias, que, em 2012, devem ficar por cerca de 60 mil euros, estando previstas também receitas. “Este dinheiro que investimos não é um gasto. É uma forma de promover o nosso concelho, aquilo que de melhor se faz no concelho e aquilo que de melhor temos”, sintetizou o Presidente da Câmara, admitindo que a crise afeta o programa, mas que existe um teto mínimo para que as Festas não percam qualidade. “É um momento de alegria, é um momento que as pessoas partilham e compreendem a situação [cortes no orçamento]”, referiu, considerando que o programa é “ambicioso, mas também humilde na questão de gastos. Conseguimos fazer um programa rico quase apenas com a prata da casa, com as nossas associações, porque somos ricos no aspeto cultural, desportivo”, salientou igualmente. A colaboração com entidades locais e regionais para o desenvolvimento de algumas das propostas foi, de resto, sublinhada como uma mais-valia importante para a organização e programação das Festas de São José.
Como habitualmente, as atividades religiosas, culturais, desportivas, lúdicas e económicas dão corpo ao programa, apresentado com detalhe pela Vereadora Fátima Moreira. A Vereadora Gabriela Fonseca forneceu mais alguns pormenores sobre as sugestões desportivas. Para além de jornalistas, estiveram presentes na apresentação representantes de algumas das entidades concelhias que colaboram em algumas das propostas. “Temos muito que agradecer às associações, que nestes anos têm vindo a crescer e há associações com alguma relevância e que também vêm valorizar este programa de São José”, afirmou Manuel Baptista.
Festas Concelhias
O programa alia uma parte religiosa e uma parte profana, mantendo as habituais propostas de caráter popular, tradicional e desportivo; é vasto e procura atrair públicos diferentes. Estas Festividades procuram representar todo o concelho. Num dos principais momentos do São José – a majestosa procissão – estarão presentes, como habitualmente, todas as freguesias através dos andores dos padroeiros, mas também das Juntas de Freguesia e coletividades, convidadas a integrar o referido cortejo.
Novidade deste ano é o espetáculo de encerramento de um ano de comemorações dos 10 anos da Reabertura e Programação Regular do Theatro Club. Em termos de música, os Lucky Duckies são os cabeças de cartaz.
Programa
Do ponto de vista religioso, as atividades são a missa solene de São José e a majestosa procissão. Do ponto de vista musical e cultural, as propostas são as atuações de gigantones e cabeçudos (pelo Centro de Criatividade da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso), dos grupos musicais Raios de Sol, dos Lucky Duckies e dos Estrelas da Meia Noite; do Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso, do Rancho Folclórico “Maria da Fonte”, do Rancho Folclórico de Garfe e do Rancho Infantil e Juvenil da Póvoa de Lanhoso; dos participantes no encontro de Tocadores de Concertinas e de HB Música e de Borguinha; da Banda Musical dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e da Banda Musical de Calvos; e da fanfarra do CNE de Fontarcada. A iniciativa “Heart Parade”, as exposições “Freguesias – Imagens do Passado” e “Coleção privativa de Arte do Município II” e o espetáculo de encerramento das Comemorações da Reabertura do Theatro Club também constam do programa. Do ponto de vista desportivo, as propostas são o XXVIII Concurso de Pesca Desportiva de S. José, o VI Passeio de TT Lanhoso, o XII Grande Prémio de Tiro-aos-Pratos de S. José, a Prova de BTT – Pelos Trilhos da Maria da Fonte VIII, o IV Festival de Natação de S. José, o XVII Grande Prémio de Atletismo de S. José e a III Concentração/Exposição de Motas Clássicas. Referência ainda para a Cerimónia do Hastear da Bandeira, com as autoridades civis, militares e religiosas e guarda de honra pelo Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários, a Feira Franca e o Concurso Pecuário e o Fogo de Jardim.
Tudo começa a ficar pronto para as festas de São José, cujo ponto alto é a 19 de março, dia que é feriado municipal na Póvoa de Lanhoso. A juntar ao programa, há toda uma dinâmica envolvente que atrai à vila sede de concelho milhares de pessoas

