Cultura, Porto de Mós

Exposição de Máscaras de Carnaval em Porto de Mós

A festa do Entrudo, expressão tipicamente portuguesa para designar o carnaval, surgiu na Grécia Antiga, como forma de veneração aos deuses da fertilidade do solo. Mas foi no século XI que este hábito se enraizou pelo mundo, na sequência da implementação da Semana Santa que iniciava com a “Quarta-feira de Cinzas”, um período de 40 dias de jejum que antecedia a Páscoa.

Sendo essa uma época de privações para os católicos, as populações acabaram por adquirir a tradição de festejar antes de iniciarem este tempo de abstinência. Assim, a palavra “carnaval” está  relacionada com a ideia de “adeus à carne”, marcada pela expressão “carne vale”, que acabou por formar a palavra “carnaval”.

Com o intento de comemorar esta quadra carnavalesca e, simultaneamente, fomentar a inter disciplinaridade e o envolvimento de todos, o Pelouro da Educação, Cultura e Ação Social e Juventude da Câmara Municipal de Porto de Mós estão a promover uma exposição de Máscaras de Carnaval, elaboradas pelas turmas dos estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar e 1º Ciclo, Ensino Especial dos 1º, 2º , 3º Ciclos e Ensino Secundário, respetivos prolongamentos e Instituições de Solidariedade Social do concelho de Porto de Mós.

Entre a imensa criatividade dos participantes, referência para a múltipla variedade de materiais usados, desde reciclados a sementes, massas, arroz e tecidos…. a imaginação foi o limite!

A exposição já está patente ao público até dia 23 de março de 2012, no Espaço Jovem em Porto de Mós.

Horário: 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 de segunda a sábado.

Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *