A Câmara Municipal da Trofa convidou e foram milhares os Trofenses e visitantes que responderam ao repto e assistiram ao Desfile de Carnaval 2012 organizado pela Autarquia Trofense e que decorreu na tarde do passado domingo, 19 de fevereiro.
Esta iniciativa contou com o apoio da Federação das Associações de Pais da Trofa e da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, tendo tido a presença e a participação de várias entidades e instituições da Trofa, destacando-se o Executivo Municipal da Trofa que assistiu animadamente a todo o Desfile.
O desfile envolveu 1600 crianças, professores e pais das escolas básicas e jardins-de-infância do Concelho, que participaram no Corso com alegria, evocando o tema proposto este ano, as profissões, desfilando com imaginação e enchendo as ruas circundantes à Estação da CP.
No final do desfile, que agradou aos presentes, a emoção foi muita, para conhecer os vencedores do concurso 2012. Este ano, o primeiro lugar do pódio, no âmbito das escolas, foi para a EB1 JI de Portela que trouxe ao Carnaval da Trofa o ambiente antigo e a tradição da Corte. Esta recriação valeu-lhes o prémio de 450 euros.
A segunda escola premiada no desfile foi a EB1 JI de Lagoa com o tema Engenheiros da Paz. Já o terceiro lugar do pódio foi para a EB1 e JI de Finzes com um grupo de profissões variadas que agradou ao público.
Na área dos foliões a alegria e a originalidade marcaram as várias participações e o júri teve a tarefa dificultada. No final, a decisão do júri foi soberana e ditou a vitória do grupo da associação ACRESCI que satirizou a atualidade, apresentando o tema EDP – Made in China.
A prata foi conquistada pelo grupo que trabalhou o tema “Hospital em crise” e em terceiro lugar, ainda no campo dos foliões ficaram as StarKids que animaram e coloriram o desfile.
No final, a Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima agradeceu o empenho de todos os envolvidos, principalmente as próprias crianças, as escolas e os pais, dizendo que “o desfile de carnaval da Trofa reforça o sentido de pertença de todos os Trofenses e consolida as tradições culturais locais, assumindo-se como uma manifestação de cidadania, pois possibilita a criação e a implementação de atividades de enriquecimento, tendo em vista o desenvolvimento global dos alunos, facultando o investimento em competências pessoais e sociais”.
No final da iniciativa, a Edil Trofense deixou já o convite para o próximo ano para o Carnaval da Trofa, lançando o desafio para que as escolas e os foliões trabalharem temas que apelem à “preservação ambiental, à criatividade, ao saber fazer e principalmente ao saber fazer em comunidade”.

