Mação, Sociedade, Turismo

Festival da Lampreia de Mação foi apresentado

Na segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2012 foi apresentado à Comunicação Social o Festival da Lampreia que vai decorrer no Concelho de Mação entre 24 de Fevereiro e 25 de Março. A apresentação do certame foi feita no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Executivo da Autarquia.

A Excelência da Lampreia em Mação
O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Saldanha Rocha referiu que, com este Festival “abrimos um novo ciclo na divulgação de produtos de excelência, com a Lampreia”. Esta ano o Festival da Lampreia apresenta-se em moldes diferentes dos dois anos em que já foi realizado numa tenda á beira do Rio Tejo. O presidente da Autarquia referiu que “este modelo, diferente do anterior, permite uma maior divulgação do prato e do território”. Refira-se que os nove Restaurantes que aderiram a esta iniciativa se espalham por todo o território do concelho de Mação, de norte a sul. Quem vem ao Festival pode optar por ir comer a um Restaurante de um zona que conhece menos e que quer conhecer melhor, é uma aposta que faz todo o sentido, um Festival do tamanho do Concelho de Mação.
Saldanha Rocha referiu que o facto de terem aderido 9 restaurantes ao Festival foi muito positivo tendo superado as expectativas pois no modelo de Festival anterior só aderiram dois. Para o Autarca “numa altura de grandes dificuldades esta adesão é um sinal de vontade de fazer e de contrariar a tendência do país”. Integram o Festival da Lampreia os Restaurantes AVENIDA (Pica-Fino) – Mação; CASA CARDOSO – Envendos; CASA VELHA – Mação; DONA FLOR – Penhascoso; KOISAS DOS DEUSES (Kabra’s II) – Mação; LENA DA BARRAGEM – Ortiga; O CANTINHO – Mação; O GODINHO – Mação e SOLAR DO MOINHO – Cardigos.

Gastronomia e cultura
Juntando o delicioso ao agradável a Marca Mação estará presente no Festival, com o Presunto e os Enchidos a servir de entrada à rainha do Festival. A propósito desta questão Saldanha Rocha referiu que, “de modo a incentivar os proprietários dos restaurantes a trazer o Presunto para as suas mesas já organizámos duas acções de formação de corte de presunto dedicadas a estes profissionais, a última no fim-de-semana que passou, dia 19 de Fevereiro”. Durante o Festival todos os restaurantes aderentes vão ter Presuntos “Marca Mação”.
Outra novidade é a oferta, junto com cada refeição em cada um dos Restaurantes, de uma senha de entrada gratuita no Museu de Arte Pré-Histórica de Mação ou nas Piscinas Cobertas de Mação. O objectivo é que quem visita Mação para participar no Festival possa usufruir de um vasto leque mais vasto de actividades, explorar mais o nosso território.
O Festival da Lampreia de Mação promete receber os amantes da Gastronomia, durante um mês, com toda a qualidade e sabor de um prato de excelência que o Tejo traz a Mação e os nossos restaurantes preparam com toda a qualidade.

A Lampreia do Tejo
A Lampreia é um dos pratos mais apreciados na gastronomia do Concelho de Mação. A sua fama vem de longe, como a sua história, que se cruza com a do Rio Tejo. A época da Lampreia sempre atraiu pescadores ao Concelho que foram construindo à beira do rio casas temporárias a jeito de cabanas, aparecendo, assim, o Bairro dos Pescadores, em Ortiga. Em meados do século XX tinha mais de 20 casas. Os pescadores sempre foram ali chamados pela excelência do peixe que encontravam e que, ainda hoje, permite a Mação oferecer pratos de excelência como o Arroz de Lampreia.
Uma iguaria procurada por apreciadores de todo o País, feita com o molho da Lampreia, com o sangue, e servido separado da Lampreia, oferecendo uma variedade única de sabores que vai com toda a certeza querer provar.
Entre 24 de Fevereiro e 25 de Março a Câmara Municipal de Mação e a Associação Pinhal Maior promovem o Festival da Lampreia e a gastronomia local, com a participação de 9 restaurantes aderentes do Concelho, que vão ter na sua ementa o famoso Arroz de Lampreia. Durante um mês, e aproveitando a época da Lampreia  (que vai de meados de Janeiro até finais de Abril), Mação espera por si para degustar um dos pratos de mais conhecidos e tradicionais do Concelho.

Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *