Sociedade, Vila Real de Santo António

Proteção Civil de VRSA ensina princípios básicos de proteção e socorro a crianças e idosos

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Real de Santo António, está a levar a cabo, ao longo do primeiro trimestre deste ano, uma formação em princípios básicos de proteção e socorro, destinada a crianças e idosos do concelho.

 

Ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março, os alunos do 1º ciclo das escolas de VRSA e Monte Gordo estão a receber a formação que decorre nas instalações do Serviço Municipal de Proteção Civil sedeado no Quartel dos Bombeiros Voluntários da cidade. Ainda em março, terá início a formação para os utentes das Casas do Avô e Centros de Dia.

 

Esta formação pretende sensibilizar as crianças para os perigos a que estão expostas, assim como a forma de agir em diferentes casos de emergência.

 

Para além da parte teórica, a formação tem a parte prática, onde os alunos podem fazer uma visita às viaturas de intervenção, estar junto aos operadores da central telefónica dos Bombeiros para melhor perceberem a forma de atendimento das chamadas e emergência, e ainda aprender o modo de funcionamento de alguns instrumentos de trabalho dos Bombeiros e Proteção Civil.

 

No total são abrangidas 63 turmas do ensino básico, o que equivale a cerca de 600 alunos.

 

Para o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Eduardo Bonança, “esta formação é essencial para que, desde pequenos, percebam os perigos a que podem estar expostos, assim como a forma correta de os prevenir ou combater. Perceber a importância dos serviços de emergência e o seu funcionamento é também muito importante, em caso de necessidade”.

 

O Serviço Municipal de Proteção Civil quer abranger mais população nesta formação, pelo que tem mais em preparação, desta vez dedicada aos seniores.

 

“Os idosos são um grupo muito vulnerável, tornando-se muito importante alertar para a realidade e os seus perigos. Queremos ensinar-lhe a melhor forma de se precaverem em diferentes situações, assim como responderem a chamadas de emergência” acrescenta Eduardo Bonança.

Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *