Borba, Sociedade

Carnaval em Borba

Na passada sexta-feira, 17 de fevereiro, mais de 500 crianças do concelho de Borba voltaram a sair à rua vestidas a rigor para celebrar o Carnaval, numa iniciativa que trouxe a população ao centro da cidade. Numa ação promovida pelo Agrupamento de Escolas do concelho de Borba, com o apoio da Câmara Municipal de Borba, as crianças desfilaram pelas ruas da cidade sob os temas “Multiculturalidade” e “Personagens de Animação”. Pelas principais artérias da cidade desfilaram índios, indianos, chineses, tiroleses, mexicanos … e não faltaram as recriações dos Flintstones, dos Simpsons ou dos Smurfs, tendo participado nesta atividade os alunos do Ensino Pré-escolar e Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclo) do concelho.

Durante a semana passada, a animação e folia do Carnaval voltaram a invadir as ruas da cidade de Borba. Pelo segundo ano consecutivo, a temática do Carnaval foi explorada na escola ao longo de toda a semana, sendo cada dia dedicado a um adereço diferente: mascarilhas, “caras pintadas” ou perucas, foram acessórios com que nos cruzámos nestes últimos dias.

Na quinta-feira, 16 de fevereiro, os alunos do 1º. Ciclo saíram em desfile pelas ruas, trajados a rigor para o “Carnaval Trapalhão”. Com este tema pretendia-se que as crianças envolvessem diretamente as famílias na execução dos trajes e, por outro lado, que os mais pequenos recriassem antigas tradições de Carnaval. O objetivo foi superado e os resultados fantásticos. Matrafonas, avôzinhos, pastores, ceifeiras e tantas outras vestes fizeram as delícias da população que encheu as ruas para ver os mais pequenos brilhar. O corso carnavalesco das escolass terminou no Largo da Fonte das Bicas, onde foi recriada a queima do Entrudo, ritual expurgatório que se destinava à purificação e expurgação dos males sociais, moléstias, maus presságios e augúrios nas pessoas e nas comunidades, de modo a promover a recuperação de antigos cultos e tradições.

O Carnaval sempre foi sinónimo de folia, farras e descomedimento. Os mais novos mostraram que o Entrudo é um assunto sério e que o Carnaval de Borba tem pernas para andar, a avaliar pela qualidade do espetáculo que muito encantou quem assistiu.

Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *