Mês dos Resíduos está a decorrer na Póvoa de Lanhoso

Date:

Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar são as palavras-chave da Educação Ambiental no que respeita ao paradigma atual dos Resíduos Sólidos Urbanos. De forma a abordar esta temática e a desmistificar a separação dos resíduos, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está a promover o Mês dos Resíduos, entre 6 a 25 de fevereiro.

As propostas centralizam-se ao nível do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. Durante este período, os estabelecimentos de ensino, as IPSS’s e a população são convidados a descobrir ou relembrar a importância da política dos quatro R´s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar) assim como a conhecer conselhos simples para pô-la em prática no dia-a-dia.

No âmbito desta iniciativa, são várias as atividades que estão a ser dinamizadas desde a distribuição de brochuras, à disponibilização de informação no portal eletrónico da autarquia (consultar aqui), passando pelos ateliês de reutilização e reciclagem (para o qual deverá ser feita marcação prévia com o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos).

Assim, dentro das atividades como no âmbito dos ateliês, os interessados poderão aprender a reutilizar com o ateliê que ensina a transformar gaspachos de ovos em flores ou a confecionar pot-pourris através da reutilização de pequenos boiões de vidro. Poderão ainda aprender a fazer sabonetes naturais através da reciclagem de óleos alimentares usados, cedidos pelos próprios participantes.

O Jogo “Vamos Separar”, por sua vez, leva a que os participantes demonstrem os seus conhecimentos sobre a separação dos resíduos. Esta ação de sensibilização tem como objetivo primordial passar vários valores sobre a importância da proteção do meio ambiente e, em particular, sensibilizar para a política dos quatro R’s; dar a conhecer os diferentes tipos de ecopontos para deposição seletiva de Resíduos Sólidos, assim como ensinar e relembrar o que colocar e não colocar em cada um dos contentores do ecoponto; ajudar a compreender a recolha seletiva e a sua importância com base de recuperação posterior; suscitar a curiosidade e interesse pela temática; promover a utilização de técnicas “amigas” do ambiente (técnicas de reciclagem e reutilização de materiais); e utilizar métodos de ensino diferenciados, recorrendo ao lúdico como forma de motivação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...