A Câmara Municipal de Felgueiras está a desenvolver um plano de poupança do consumo de energia elétrica para implementar nas principais estradas e outros espaços públicos do concelho.
Esta medida insere-se num conjunto de iniciativas que visam poupar recursos e diminuir despesas correntes.
A ação que pretende reduzir o valor da fatura de eletricidade, sem por em causa a segurança da população, irá compensar o agravamento dos custos de eletricidade, bem como do aumento do IVA – de 6% para 23%.
Simultaneamente a estas medidas de poupança continuar-se-á a implementar a eficiência energética, acautelando sempre as situações de maior perigosidade, de aglomerados habitacionais e de proximidade de equipamentos.
O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro realça que a decisão surge depois de um estudo efetuado pelos técnicos e justifica a necessidade de poupar nas despesas correntes. “A autarquia tem uma despesa superior a 1 milhão 360 mil euros anuais em energia elétrica, que inclui a iluminação de todas as estradas, equipamentos municipais e espaços públicos de todas as freguesias do concelho”.
Inácio Ribeiro defende que o objetivo desta medida é reduzir a despesa, não descurando a segurança da população.
“Esta ação antes de ser aplicada foi estudada por técnicos que tiveram em atenção, acima de tudo, que se mantenha a segurança das pessoas.”
A implementação do projeto efetuar-se-á nas zonas mais urbanas e nas principais vias de comunicação que atravessam o concelho, através da instalação de relógios astronómicos nos Centros Urbanos (Felgueiras, Lixa e Barrosas) e posteriormente de uma forma gradual em todo concelho, com a ligação ao pôr-do-sol e desligação ao amanhecer.
Será feita uma redução de 1/3 do IP (desligação de uma fase do sistema trifásico) permanentemente nas redes subterrâneas dos centros urbanos, dos loteamentos e vias de circulação. Nestes locais, em cada três postes de iluminação um será desligado.
Algumas das principais vias de circulação automóvel terão uma redução de 50% na rede aérea de IP, ou seja, em cada dois postes um passa a estar desligado.
De mencionar que não serão desligados os postes de iluminação junto aos aglomerados habitacionais, aos entroncamentos, às passadeiras e junto às escolas.
Para a realização deste tipo de projetos envolvemos muitas pessoas que permite obter várias visões sobre a medida a implementar
Este tipo de ações tem vindo a ser desenvolvido pelo executivo que aposta na requalificação da cidade, na otimização de recursos. Acreditamos que gerindo bem os recursos que temos conseguiremos chegar a mais pessoas, gastando menos. Porque isso será feito através de uma melhor gestão.