A doença renal foi, ontem à noite, tema de debate em Giões. A convite da Câmara Municipal de Alcoutim, a Dra. Ana Paula Martins, médica nefrologista no Hospital de Faro, esclareceu a audiência sobre a silenciosa doença renal.
Na mesa estavam também o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Dr. Francisco Amaral e o médico de clínica geral, Dr. Óscar Oliveira. Na assistência, e a acompanhar a médica nefrologista, estiveram a Dra. Ana Lopes, chefe de serviço medicina interna no Hospital de Faro, e o Enf. Jorge Jardim, da unidade de cuidados intensivos do Hospital de Faro.
O que são e para que servem os rins, foram as explicações com que a Dra. Ana Paula Martins iniciou a palestra. Numa comunicação muito interativa, a médica nefrologista foi alertando para os fatores de risco da doença renal, sublinhando que, na sua esmagadora maioria, dependem única e exclusivamente dos hábitos de vida populacionais. Deixou ainda uma chamada de atenção para alguma sintomatologia da doença, mas reforçou a ideia de que esta é uma doença silenciosa e raras vezes traz dor.
No final da palestra foi aberto um espaço a perguntas, onde se puderam desmistificar e esclarecer algumas ideias. Algumas pessoas presentes no público eram insuficientes renais e tiveram oportunidade de clarificar algumas dúvidas.
Aos insuficientes renais, a médica nefrologista deixou um conselho – que não se encare a doença como inimiga. Num apelo à sua aceitação, a médica lembrou que “qualidade de vida fazemos nós, não a doença”.
No final da palestra o autarca e médico, Dr. Francisco Amaral, informou que a Dra. Ana Paula Martins vai começar a dar consultas gratuitas em Alcoutim, a par de outros médicos que voluntariamente se têm oferecido, nas mais diversas especialidades. O autarca deixou o seu obrigado a todos.
Se precisa de criação de lojas online pode ver a Livetech