Para além da componente de entretenimento, as novas tecnologias também podem estimular a aproximação dos mais novos às gerações mais antigas, através da realização de iniciativas partilhadas que permitam a troca de experiências. A comemoração do Dia Europeu Internet Segura perseguiu este objetivo organizando uma iniciativa inédita no concelho de Lamego: um encontro que aproximou cerca de 40 idosos que integram o projeto Sénior ConVida e alunos da Universidade Sénior de Lamego e as crianças vencedoras do prémio Microsoft Escola Inovadora, que atualmente estudam no Centro Escolar do Sudeste (Ferreirim).
A tarefa que uniu as duas gerações era muito simples. Os idosos contaram uma história que em seguida foi transformada em vídeo pelos jovens alunos do 2º e 4º ano de escolaridade, através do recurso a meios informáticos. Um desafio aliciante a que os estudantes se entregaram com muito entusiasmo e vontade de superar. O resultado final agradou a todos.
Organizado pela Câmara Municipal de Lamego, através do espaço internet Lamego Digit@l e do Centro Europe Direct, o projeto Memórias que Ensinam, Vozes que Seduzem envolveu a participação ativa de professores, pais, encarregados de educação e a restante comunidade educativa do Centro Escolar Lamego Sudeste.