A Escola Profissional de Fermil organizou o I encontro Internacional de Gastronomia e Produtos da Terra nos dias 10, 11 e 12 de janeiro com inicio e término na escola organizadora, uma ação que contou com a participação de dezenas de pessoas.
O encontro foi subordinado ao tema “O Pão na Gastronomia” sendo que, no primeiro dia de trabalhos, o destaque incidiu na sessão de reflexão sobre “O Pão Nosso de Cada Dia” que contou com uma série de convidados nomeadamente o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.
“É importante aprofundar temas que nos dizem diretamente respeito, somos de uma zona maioritariamente rural e por isso temos uma vantagem relativa ao conhecimento sobre os produtos da terra, que fazem parte da nossa identidade” referiu o autarca que não pode deixar de salientar o papel importante que a agricultura teve e tem no país. “Uma das formas de ajudar a combater as carências económicas centra-se no cultivo dos campos, na produção dos mais variados produtos da terra”, referiu.
“Este tipo de iniciativas são muito importantes para criar motivação para o cultivo e respeito pela terra”. Aliás, “esta é uma escola que ensina os jovens a trabalhar nessa área e certamente, com os apoios necessários, serão, também, estes jovens que ajudarão a levantar o país”concluiu o edil.
Todas as atividades envolveram diretamente a gastronomia com pratos típicos da região com destaque para o pão e as suas particularidades. Os participantes puderam usufruir de almoços, merendas e jantares, com pratos tradicionais, ao som de diferentes ritmos ou encantados pela magia do teatro.
Em jeito de dar a conhecer a todos as maravilhas do pão, no dia 11, os participantes no encontro descolaram-se até à cidade de Seia e visitaram o museu do pão.
O I Encontro Internacional da Gastronomia e Produtos da Terra mostrou que a terra é uma aposta necessária e o pão um bem de primeira necessidade que merece ser valorizado.