Os jovens felgueirenses reuniram no Café Concerto da Casa das Artes para expor opiniões, numa sessão de preparação para a constituição do Conselho Municipal da Juventude de Felgueiras (CMJ).
O CMJ de Felgueiras será uma entidade com funções consultivas, com o objetivo de fomentar a participação dos jovens felgueirenses na melhoria de qualidade de vida da juventude.
Na sessão foram expostas ideias pelos jovens, os quais consideram que “a criação deste órgão irá permitir que as associações ganhem força e tenham uma voz”.
O vereador da Juventude, João Sousa, focou o objetivo da criação do CMJ. “Esta entidade vai proporcionar a criação de um fórum de debate de ideias. Desta forma a autarquia vai acompanhando as prioridades dos jovens”.
O autarca relembrou que nas várias reuniões informais de preparação para a constituição do CMJ, foram abordados alguns pontos e discutidas necessidades que os jovens sentiam e frisou que alguns já foram ultrapassados, dando exemplos.
“Estes encontros são produtivos para vocês e muito importantes para o executivo que quer corresponder aos vossos anseios.
Na última reunião falou-se de prioridades vossas que se concretizaram. Colocaram a necessidade de construir mais espaços desportivos, culturais e de lazer e justificaram a importância de criar meios de divulgação de atividades. Entretanto, foi inaugurada a zona desportiva de Felgueiras, bem como a regeneração do estádio Dr. Machado de Matos. Brevemente teremos o Pavilhão Gimnodesportivo de Regilde e de Torrados. Estão a ser criados espaços de Lazer na Praça do Comércio na Lixa, o Percurso do Ladário, a Praça Dr. Machado de Matos que serão locais de lazer e de convívio. Estamos a remodelar os espaços culturais, como é o caso da Biblioteca Municipal e da Casa da Cultura da Lixa. Temos uma agenda Cultural que possibilita às associações divulgarem as suas atividades. Criámos o Espaço Juventude de apoio aos jovens, entre outras iniciativas”.
Na reunião estiveram representantes de associações e realçaram que é fundamental que se crie um espaço de debate de ideias para um melhor desempenho. “Felgueiras é muito grande e as associações sozinhas não conseguem muito. É importante unirmos forças para fazer um trabalho melhor, mais abrangente e ainda mais útil para a sociedade. Juntos produziremos mais, melhor e com maior coordenação”, referem.