Amadora, Sociedade

Projeto de Sistema Telefónico Permanente da Amadora combate isolamento de idosos

A Câmara Municipal da Amadora, tendo conhecimento do elevado número de idosos em situação de isolamento social, e/ou com pouco recursos económicos, residentes no concelho da amadora, impulsionou o estabelecimento de uma resposta social com o objetivo de contribuir para melhorar as condições de assistência junto dessa camada da população.

Através deste projeto, é feita a instalação de um sistema telefónico em casa dos utentes, que, ao ser acionado, permite uma reposta imediata a qualquer situação de emergência, 24 horas por dia, 365 dias por ano. O sistema compreende ainda um botão de controlo remoto, colocado numa bracelete ou colar, que, quando pressionado, aciona o contacto telefónico com a Central de Assistência.

Em funcionamento desde 2007, o Sistema de Telefónico Permanente da Amadora (STAPA), na sequência do estabelecimento de um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia da Amadora, este sistema abrange, atualmente, cerca de 130 utentes.

O desenvolvimento do projeto rege-se por uma lógica de otimização de recursos existentes, permitindo melhorar as condições de vida da população em situação de exclusão social, quebrando as situações de isolamento social. Neste sentido, saliente-se a colaboração de diversas instituições que desenvolvem Serviço de Apoio Domiciliário, na sinalização destas situações. Este projeto constitui também uma resposta às famílias, que diariamente não estão tão presente junto dos seus idosos.

O público-alvo deste Serviço é a população idosa, ou em situação de dependência, que se encontre em isolamento social e carência económica, suportando a Autarquia todos os encargos com a implementação do STAPA no domicílio dos utentes cujo rendimento per capita seja igual ou inferior ao complemento solidário para idosos.

A sinalização dos utentes pode ser efetuada pelas Instituições de Apoio Social do Município, pelos próprios e/ou seus familiares para o Gabinete de Intervenção Social através do n.º verde 800 207 632, ou por e-mail (accao.social@cm-amadora.pt ).

Os utentes com rendimentos superiores à pensão social, podem solicitar este Serviço diretamente à Sta. Casa da Misericórdia da Amadora, por fax (21 472 22 12) ou e-mail (santa.casa@misericordia-amadora.pt ).

Procura empresa de web design pode consultar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *