Cerca de duas dezenas de pessoas, técnicos ligados à área social e ambiental, assim como professores e estudantes, de entre outros, participaram no Workshop de Democracia Participativa “Plano B”, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
O Plano B é um jogo educativo/informativo que usa técnicas baseadas em jogos de tabuleiro e é focado na transmissão de informação. Bem enquadrado numa abordagem de Educação Não Formal, o Plano B relaciona o conhecimento com emoções e atitudes (de si mesmo e dos outros) nos diferentes temas abordados, como Democracia Participativa, O Papel da Política na Vida Social, Cidadania, Imigração versus Acolhimento, Civilização versus Natureza, Compreensão Mútua e Cooperação. “Acredito nestas metodologias”, referiu a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, na abertura da sessão. Os participantes são confrontados com a complexidade social. Cada equipa tenta construir a sua sociedade ideal, e ao longo do jogo, vão sendo limitados com alguns obstáculos.
Expor e explorar interações e atitudes entre vários grupos com a mesma missão e explorar o comportamento de cada um, no processo de tomada de decisão e as consequências destas decisões na sociedade simulada são alguns dos objetivos do Workshop de Democracia Participativa “Plano B”.
Levar os participantes a descobrir oportunidades e limitações dentro da democracia participativa; promover o “empowerment” dos participantes no seu próprio papel de cidadãos em contexto local, nacional e global; oferecer aos participantes não só uma experiência concreta, mas também algumas ferramentas práticas e recursos para poderem utilizar no futuro; e promover entre os participantes futuras cooperações no campo da democracia participativa são também propósitos desta iniciativa, que decorreu no dia 31 de janeiro, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, conduzida por Jo Claeys.
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech