Cultura, Felgueiras

Apresentada a monografia “Mosteiro de Pombeiro” em Felgueiras

O Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras marcou presença na sessão de apresentação da monografia “Mosteiro de Pombeiro (Arqueologia) “, da autoria de Marcelo Mendes Pinto, que decorreu no dia 04 de janeiro, na Biblioteca do Mosteiro de Pombeiro.

A obra, publicada pela Câmara Municipal, permite que os leitores, segundo o autor, fiquem a conhecer um pouco da história daquele mosteiro, através dos principais dados de caracterização relacionados com o monumento, com a população e com as vivências dos nossos antepassados. “Este livro pretende retratar a história do Mosteiro de Pombeiro, cruzando os dados das escavações arqueológicas com a documentação existente”.

O autor refere que “as escavações arqueológicas realizadas no âmbito da recuperação do mosteiro e as escavações efetuadas no adro, permitiram entrever a evolução de Sta. Maria de Pombeiro desde a sua fundação e ao longo da Idade Média, bem como as profundas alterações operadas na reforma dos finais do séc. XVI, para além das várias fases de ampliação dos séculos XVIII e XIX”.

O Presidente da Autarquia, Inácio Ribeiro, sublinhou que “o Mosteiro de Pombeiro é o monumento da Rota do Românico que regista o maior número de visitas” e destacou o facto deste monumento emblemático, “promover séculos de história da nossa terra e das nossas raízes”.

Inácio Ribeiro destacou a importância da monografia e enalteceu o trabalho de todos os que participaram na execução da obra que considera ser mais um elemento importante para a história do concelho. “A história da nossa terra, o património, as gentes e a cultura são o que de mais valioso temos por isso é importante recolhermos informação e divulga-la”.

Interveio ainda na sessão, o escritor do prefácio da obra, Manuel Luís Real, o qual expressou o seu contentamento ao ver o mosteiro de Pombeiro a ser “tão bem cuidado”.

Manuel Luís Real considera que a obra  resulta de “um estudo de grande mérito para o conhecimento da história do mosteiro de Pombeiro e de um testemunho notável dos méritos da arqueologia”.

Refira-se que na apresentação da obra estiveram o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Rebelo, a vereadora da Cultura, Carla Meireles, o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Sousa Félix, o pároco da freguesia de Pombeiro, Manuel Horácio Gomes, a diretora da Rota do Românico, Rosário Machado, um representante do IGESPAR, técnico arqueólogo, Paulo Amaral, entre outros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *