Sociedade, Tecnologia, Vila Real de Santo António

VRSA reorganiza «Espaços Internet» e democratiza acesso às tecnologias de informação

A autarquia de Vila Real de Santo António continua a apostar na democratização do acesso às tecnologias de informação e concluiu recentemente o processo de reorganização dos seus «Espaços Internet».

A valência está distribuída pela totalidade das freguesias do concelho e permite, de uma forma livre e gratuita, aceder à Internet, digitalizar e processar documentos, fazer impressões, entre outros serviços.

Atualmente, cada um dos Espaços Internet está equipado com mais de uma dezena de computadores – um dos quais com acesso para invisuais – e oferece horário alargado. Além dos munícipes, os espaços têm sido frequentados por centenas de turistas.

Em VRSA, o serviço de internet é disponibilizado na Biblioteca Municipal Vicente Campinas e funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h15 e as 19h45. Aos sábados, está aberto entre as 14h15 e as 19h45.

Já em Monte Gordo, o Espaço Internet funciona agora nas instalações do centro Comunitário/Casa do Avô e pode ser frequentado, nos dias úteis, das 9h00 às 18h00.

A recente mudança de instalações confere-lhe uma localização mais central, uma vez que este é o local mais procurado pelos utentes de nacionalidade estrangeira. De acordo com um levantamento efetuado pela autarquia, os turistas holandeses são os que mais utilizam o serviço.

Em Cacela, o espaço mantém-se nas instalações da Junta de Freguesia, no Largo Manuel Cabanas, e funciona de segunda a sábado, das 9h00 às 21h00.

A abertura dos Espaços Internet no concelho de Vila Real de Santo António resultou de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento – POS Conhecimento e do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e representou um investimento de cerca de 430 mil euros, tendo a autarquia comparticipado com mais de 145 mil euros.

 

Ao longo dos oito anos de atividade, o projeto recebeu milhares de utentes. Só na Biblioteca Municipal, o número de sessões de acesso à Internet ultrapassou, no ano de 2011, as 10 mil utilizações.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *