Manuel Cardoso, Diretor Regional da Agricultura e Pescas do Norte foi recebido em Celorico de Basto pelo presidente da Câmara Municipal, no dia 01 de Fevereiro, com o intuito de abordar as políticas levadas a cabo pelas diversas instituições locais para a promoção e desenvolvimento rural em diversas áreas de intervenção.
O presidente da autarquia, Joaquim Mota e Silva, abordou as medidas implementadas e aquilo que é necessário fazer para o desenvolvimento do mundo rural.
“Celorico de Basto é uma área predominantemente rural sendo que um dos principais motores de desenvolvimento para o futuro será o setor agrícola e florestal, nessa ótica temos a missão de criar os meios necessários para que o desenvolvimento nesse setor se faça da forma mais adequada, implementando políticas que apoiem os agricultores e produtores florestais”, referiu.
Recorde-se que o principal apoio que os agricultores usufruem diz respeito aos subsídios, com ajudas ao rendimento agrícola que resulta num montante global superior a 3 milhões de euros. Anualmente, outros apoios são levados adiante com destaque para as candidaturas para a instalação de Jovens Agricultores e candidaturas ao programa VITIS – Reestruturação da vinha. Usufruem ainda de apoio e aconselhamento voltados para as florestas, a pecuária e a vinha proporcionados pelas diferentes entidades.
A concretização de alguns serviços é facilitada pelas parcerias e protocolos existentes nomeadamente voltados para a Zona Agrária, Sistema de Identificação Parcelar, Candidaturas ao gasóleo Agricola, parcerias com a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, com a Delegação da CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e parceria com a AGROS – União de Cooperativas Produtoras de Leite, Ucrl, parcerias necessárias no apoio aos agricultores e produtores florestais.
Durante a visita a Celorico de Basto o Diretor Regional da Agricultura e Pescas do Norte acompanhado pelo presidente da autarquia deslocou-se à Cooperbasto – Cooperativa Agrícola de Basto tendo sido recebidos pelo presidente da Direção, Paulo Mota e por outros elementos constituintes que o esclareceram sobre as medidas e serviços promovidos por esta instituição.
A Casa do Agricultor foi também alvo de visita, um organismo formado com base num protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto, a Direção Regional de Agricultura do Entre Douro e Minho e a Cooperbasto o que tem permitido um desenvolvimento rural mais consistente e voltado para o apoio junto dos produtores do setor primário.
A visita terminou com a deslocação à empresa Verde Basto – Sociedade Unipessoal, lda que se dedica, principalmente, à produção de compotas, recolhendo as frutas, sobretudo, junto dos pequenos agricultores do concelho. Uma empresa que trabalha no concelho em prol do desenvolvimento económico do mesmo.
De uma forma genérica, Manuel Cardoso, tomou conhecimento das políticas e ações que Celorico de Basto tem implementado para desenvolver de forma mais sustentada um dos setores com mais relevância no concelho, o setor primário.
Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech