A Câmara Municipal de Gondomar prossegue com a dinamização do Banco Local de Voluntariado. E, no âmbito de várias atividades já desenvolvidas por esta estrutura, decorreu, no passado dia 28 de janeiro, na Biblioteca Municipal, mais uma ação de formação para futuros voluntários.
La-Salete Magalhães, também voluntária, foi a formadora que, durante várias horas, transmitiu os conhecimentos fundamentais à equipa de candidatos a voluntários. Esta que já foi a 5.ª ação de formação, contou, no final, com a presença do Vereador do Pelouro da Ação Social da Câmara para proceder à entrega dos diplomas. Fernando Paulo destacou, na ocasião, que “o voluntariado é muito importante porque, às vezes, mais do que bens materiais ou financeiros, há pessoas que precisam de uma palavra de apoio, de uma presença especial ou, até, de simples gestos de solidariedade”. Considerando que o voluntariado é uma forma de exercer Cidadania “e de ser parte integrante da comunidade local”, o Vereador do Pelouro da Ação Social da Câmara destacou que “pode ser um contributo modesto para quem o dá, mas algo de muito extraordinário para quem recebe”.
O Banco Local de Voluntariado de Gondomar começou com a sua ação em novembro de 2008 – altura em que se assinou o protocolo com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado. Em março e outubro de 2010, outubro de 2011 e, agora, em janeiro de 2012, decorreram várias ações de formação – das quais resultam, presentemente, 130 inscritos e 78 voluntários/as já certificados. Entretanto, em outubro de 2010, já havia sido promovida formação para coordenadores de voluntariado – estando já certificadas 15 instituições.
O Banco Local é uma estrutura que permite facilitar o voluntariado, integrando, de uma forma mais eficaz e adequada, todos quantos queiram (e possam) participar neste projeto. O Banco Local de Voluntariado tem, nos últimos meses, participado em diversas ações públicas (com elementos que já constam da base de voluntários da estrutura). Entre outras ações dispersas por vários organismos, já colaborou na Ação Nacional de Recolha de Bens Alimentares (iniciativa do “Modelo Continente” em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa), marcou-se presença no festival “Gasómetro” (com voluntários no centro da Associação para a Promoção da Segurança Infantil) e teve forte presença (e envolvimento) no “Dia Metropolitano dos Avós”.
O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício da cidadania, traduzido numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade. Os municípios, pela sua especial proximidade (em relação às pessoas) e por um conhecimento mais aprofundado das realidades locais, constituem-se como entidades particularmente importantes na dinamização, promoção e organização dos Bancos Locais de Voluntariado.
Ao Banco Local de Voluntariado compete, entre outras ações, sensibilizar os cidadãos para o voluntariado, acolher candidaturas dos interessados, acolher, também, as entidades promotoras de voluntariado, aferir do perfil dos candidatos e, depois, fazer o respetivo encaminhamento.
Se precisa de agência de web design pode ver a Livetech