Com o início do mês de fevereiro chega uma nova exposição à sala de exposições da Casa da Cultura da Trofa. Difundir a cultura através da arte é uma das apostas da Câmara Municipal para o ano de 2012.
Assim, no próximo dia 3 de fevereiro, a Casa da Cultura recebe a Exposição Coletiva de Pintura de Dina Lucas, Mariela e Manuel Araújo, com inauguração marcada para as 21h00. Estes artistas Trofenses apresentam à comunidade as suas obras de arte e o seu gosto pela pintura. Esta exposição estará patente na Casa da Cultura até 25 de fevereiro.
Natural de S. Martinho de Bougado, Dina Lucas desenvolveu toda a sua atividade profissional no ensino, quer como professora do ensino básico quer como professora do ensino especial. Licenciou-se em Administração Escolar e foi diretora da Escola do Paranho entre 1990 e 1995 e em 2001/2002. Toda a sua vida foi acompanhada pelo amor às artes, sobretudo a pintura, que ia exercitando por puro amor. Após a aposentação, concretizou um dos seus sonhos – aperfeiçoar a arte da pintura – formação que fez com o mestre António Gonçalves, artista plástico e retratista. Em 2011, participou, com outros artistas trofenses, numa exposição coletiva, na galeria da Cooperativa de Cultura C.R.L. – Filantrópica, na Póvoa de Varzim.
Apesar de ter nascido em Miranda do Douro, Mariela escolheu a Trofa para viver dedicando-se ao ensino. O gosto pela pintura vem-lhe dos tempos de estudante e quando se aposentou, aperfeiçoou a sua técnica no Instituto Cultural da Maia, pintura a óleo com o professor António Pato e pintura a aguarela com o professor António Matos. Fez a sua primeira exposição individual, “ORIGEM”, na Casa da Cultura de Miranda do Douro, em dezembro de 2009 e em 2011, participou numa exposição coletiva, na Cooperativa de Cultura C.R.L. Filantrópica, na Póvoa de Varzim.
Manuel Araújo nasceu em Vila do Conde em1952, onde passou os primeiros anos da sua infância, deslocando-se depois para a Póvoa de Varzim para evoluir nos seus estudos. Despertou para o mundo da pintura e muito cedo sentiu o ímpeto de transpor para a tela toda a realidade circundante.
As suas faculdades permitiram-lhe construir duas carreiras paralelas: a do desenho e da pintura, sob o domínio do sentimento e talento que facultam uma alegria e um carinho que comunicam algo de muito valor e personalidade, com a grandeza de quem se consegue exprimir e a de Professor do Ensino Básico, sob os rigores das Escolas. Com o passar dos anos, foi-se aperfeiçoando nas suas técnicas, graças ao apoio de grandes mestres. Evoluiu igualmente na sua profissão e a vida impeliu-o para a sua atual morada, na Freguesia de Guidões, Concelho da Trofa.
É, então, que começa a programar exposições, abrindo as portas do seu ateliê, para que os apreciadores desta arte pudessem avaliar as suas qualidades.
Do ponto de vista do seu estilo, não há rigidez temática, muito embora se denote uma preferência pelo lado colorido e positivo da vida – a natureza intacta e pura. Assim, as paisagens dominam as suas criações. Têm sempre uma raiz fidedigna, pois assentam no método da observação e recriação.
As exposições realizadas são importantes e fundamentais para a sua realização pessoal, pois é com grande satisfação que coloca um pouco de si em cada obra e encontra como resposta uma grande compreensão e respeito.
Exposições: Individuais
Convento do Carmo – Vila do conde – abril de 1992
Bombeiros Voluntários da Trofa
Grande Hotel da Póvoa de Varzim – agosto de 1992
Centro Social Padre Ramos – Lavra/V. do Conde – setembro de 1992
Sala anexa à Igreja Paroquial de Guidões – junho de 1994
Sala anexa à Igreja Paroquial de Guidões – junho de 1995
Galeria PapelArte – Póvoa de Varzim – fevereiro de 1996
Cooperativa de Cultura “A Filantrópica” Póvoa de Varzim – março de 1998
Coletivas
Junqueira – V. do Conde – junho de 1992
Junqueira – V. do Conde – junho de 1993
Bombeiros Voluntários da Trofa 1 a 5 out 1993
Junqueira – V. do Conde – 9, 10 e 11 de junho de 1995
Centro Cultural Santiago Bougado a 23, 24 e 25 de Junho de 1995
Bombeiros Voluntários da Trofa de 27/junho a 9/julho/1995
Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento em Santo Tirso – Exp. da Festa das Rosas – 25 e 26 de maio de 1996
Junqueira – V. do Conde – junho de 1996
Junqueira – V. do Conde – junho de 1997
Guidões – Festa de S. João – junho de 1997
Trofa – Sra. das Dores em 1997
Município da Trofa (Polo 2) julho de 2000
Cooperativa de Cultura “A Filantrópica” Póvoa de Varzim – set de 2000
Casa da Cultura da Trofa
Cooperativa de Cultura “A Filantrópica” Póvoa de Varzim – novembro de 2011
A Câmara Municipal da Trofa aposta desta forma na divulgação dos artistas Trofenses dando a conhecer os seus trabalhos, convidando a população a marcar presença na inauguração desta exposição coletiva de pintura.
Para mais informações:
Casa da Cultura da Trofa
Avenida D. Diogo Mourato
Lagoa – Santiago de Bougado
4785-580 Trofa
Telefone| 252 400 090
e-mail| cct@mun-trofa.pt
Horário: segunda-feira a sábado das 10h00 às 18h00
Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech