Terminadas as intervenções na Travessa da Ribeira e no Pátio das Laranjeiras (zona H7), e com as obras do Parque Municipal a decorrerem a bom ritmo, a Regeneração Urbana terá, a partir de 25 de janeiro, uma nova frente de obra. O troço da Avenida 25 de Abril entre a rotunda e o Terreiro de Santa Mafalda será o intervencionado numa primeira fase, numa obra que vai além da reabilitação do espaço público e da rede viária, e inclui a requalificação de redes de água, saneamento, eletricidade e telecomunicações.
A Regeneração Urbana do centro histórico de Arouca tem como elemento central o Mosteiro de Arouca, valorizando-o e à sua área envolvente. O objetivo central desta operação é requalificar o centro histórico da vila, conferindo-lhe novos elementos de atratividade, mas mantendo o seu cariz de centro tradicional e local de representação da história e da cultura deste território.
Esta intervenção não se esgota na frente de obra. Trata-se de uma intervenção com cariz funcional e urbano, mas também social, económico, cultural e até com impacto nas vivências urbanas.
A Regeneração Urbana/Polis XXI resulta de uma parceria entre Câmara Municipal de Arouca, Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda de Arouca, Direção Regional de Cultura do Norte e CCDR-N, financiada em 70% pelo FEDER/QREN.