Uma combinação de geometria e realismo na exposição “Pour the Fan”, de Tyler Chickinelli, em Monsaraz

Date:

A Casa Monsaraz, na vila medieval de Monsaraz, apresenta até ao dia 12 de fevereiro a exposição “Pour the Fan”, de Tyler Chickinelli. Esta mostra de pintura, fotografia e desenho organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no Ciclo de Exposições Monsaraz Museu Aberto e pode ser apreciada diariamente entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 17h30.

Tyler Chickinelli é um artista de Omaha (Nebraska – Estados Unidos da América) que expõe pela primeira vez os seus trabalhos na Europa e deseja “explorar novas possibilidades com um sentimento clássico” durante a sua passagem por Portugal. A mostra, uma combinação de geometria e realismo que se pretende visualmente estimulante, “envolve a criação de ligações, não necessariamente forçar as ligações como artista, mas dar espaço à ambiguidade, fazendo com que o observador tire as suas próprias conclusões”.

Tyler Chickinelli retira influências de artistas renascentistas como Eugène Delacroix, mas também de artistas modernos, porém, considera, “o Renascimento é demasiado bonito para não ser inspirador”. “Ultimamente tenho realizado trabalhos significativos em geometria, geometria que tem um sentido de ser com linhas e uma profundidade além do valor da sua superfície”, diz o artista, afirmando ainda que espera “criar algo suficientemente intrigante e numa série de escalas criar um visual destinado à análise”.

Tyler Chickinelli frequentou a Universidade de Nebraska, em Omaha, durante dois anos, no entanto, decidiu seguir as belas artes fora da academia para se afastar das técnicas tradicionais. Os seus trabalhos têm sido exibidos com regularidade em Omaha e concluiu recentemente uma residência artística de três meses em Montreal (Canadá) que terminou com uma exposição a solo.

Tyler Chickinelli é o primeiro jovem artista a integrar o projeto “Residência de Artistas” que está a ser desenvolvido pela Sociedade União e Progresso Aldematense em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz. Neste âmbito foi candidatada ao programa “Res Artis” (www.resartis.org) uma moradia em S. Pedro do Corval que vai receber todos os artistas que vão participar no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e que assim terão a possibilidade de realizar ateliers de trabalho ao vivo na Casa Monsaraz. “Res Artis” é uma associação de mais de 300 centros e organizações de mais de 50 países que proporciona aos artistas programas de intercâmbio cultural internacional num espaço longe da sua vida quotidiana e experiências num contexto geográfico e cultural diferente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...