Início Portalegre Nisa Rastreio do Cancro da Mama em Nisa

Rastreio do Cancro da Mama em Nisa

0

  De 18 de janeiro a 15 de fevereiro, vai decorrer uma volta de Rastreio do Cancro da Mama das mulheres do concelho de Nisa, promovido pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro em colaboração com a Câmara Municipal de Nisa.

  A volta de Rasteio do Cancro da Mama realiza-se em Nisa pela 11ª vez, tendo-se constatado ao longo das anteriores voltas de rastreio uma taxa de participação das mulheres do concelho na ordem dos 64,4 %. O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro tem experimentado, com sucesso, a deslocalização do Rastreio, com a ida da Unidade Móvel de Rastreio a diversas freguesias, resultando desta deslocalização um aumento considerável da taxa de participação, com benefícios claros para as mulheres.

  A Unidade Móvel de Rastreio é dotada de técnicas credenciadas em radiologia, que executam os respetivos exames às mulheres (convidadas, através de carta personalizada, a participar) com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos, grupo etário a que se destina o rastreio. Posteriormente, os exames são avaliados por uma equipa de médicos radiologistas, que elaborarão os respetivos relatórios. O exame é rápido, fácil e gratuito.

  Nos dias 18 a 25 de janeiro a Unidade Móvel de Rastreio estará na Extensão do Centro de Saúde em Alpalhão, para rastreio às mulheres de Alpalhão e Tolosa. A partir de 27 de janeiro a unidade móvel localizar-se-á no Centro de Saúde de Nisa para as mulheres das restantes freguesias.

   A Câmara Municipal de Nisa faculta o transporte das utentes desde as freguesias onde residem até ao local do rastreio.

  O Programa de Rastreio do Cancro da Mama, promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, está integrado no Plano Oncológico Nacional e no Programa Europeu Contra o Cancro, tendo como objetivos a deteção do cancro da mama num estádio o mais precocemente possível, aumentando, assim, as possibilidades de cura, proporcionando um tratamento menos agressivo, incrementando a sobrevivência (com maior qualidade de vida) e diminuindo a mortalidade desta doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui