A pensar, sobretudo, num diferencial competitivo para o negócio das feiras, a EXPONOR estreia em 2012 um novo formato, juntando, pela primeira vez, dois dos mais prestigiados certames (INTERDECORAÇÃO – Casa, Hotelaria, Decoração e Brinde e EXPORT HOME – Mobiliário, Iluminação, Têxteis Lar e Artigos de Casa para a Exportação), num único local, de 15 a 19 de Fevereiro.
A INTERDECORAÇÃO amplia a oferta e crescerá com a possibilidade de alargamento da distribuição ao mercado do mobiliário e à exportação. Já a grande aposta da EXPORT HOME continuará a ser o reforço no mercado internacional através da presença garantida de compradores estrangeiros, tendo, desde já, confirmadas as presenças dos mercados tradicionais. Esta simultaneidade permitirá «criar melhores condições para a consolidação de negócios nos mercados nacionais e internacionais e possibilitará aos empresários novas oportunidades, respondendo assim positivamente aos novos desafios», refere Amélia Monteiro, diretora das feiras de decoração e mobiliário.
Empresas posicionam-se para captar interesse dos compradores
Pelos corredores da EXPONOR vão passar os decisores das principais cadeias internacionais de compras, provenientes de mais de 30 países, angariados pelo programa EXPONOR Internacional Buyers, que visa identificar, convidar e acolher representantes de grandes empresas compradoras e opinion makers internacionais.
A internacionalização constitui um dos objetivos das empresas e a sua presença nas feiras torna-se, por isso, uma alavanca ou incremento para outros mercados. No caso da Castebel, uma das empresas produtoras portuguesas que já garantiu presença na INTERDECORAÇÃO, a cifra das exportações transporta uma responsabilidade acrescida. Mais de 70% dos artigos que produz (sabonetes, difusores de ambiente, ambientadores, velas, papeis perfumados e cremes de mãos) são vendidos lá fora, o que implica «uma constante criação de novos designs e produtos, bem como uma aposta forte em feiras», refere Aquiles Barros, administrador da Castebel.
O momento é ainda aproveitado pelas empresas para lançarem as novas coleções e darem a conhecer novos produtos ao mercado.
Com quinze anos de participação ininterrupta em feiras do sector, a Damaceno & Antunes, que marca presença na EXPORT HOME, aproveitará o momento para lançar as novas coleções. «Destaco a coleção Oporto, da nossa marca Evo, numa homenagem à cidade do Porto e ao seu mais famoso embaixador: o vinho do Porto», adiantou Jorge Antunes, gerente da empresa.
Também a Henriques & Rodrigues (HR) mantém uma forte e frequente ligação com os certames da EXPONOR, designadamente a EXPORT HOME, que, este ano, espera, «acima de tudo, que os decoradores, arquitetos, lojistas e especificadores da área de contract visitem a feira e, claro está, que venham conhecer as novas coleções», convida Sandra Henriques, administradora da HR.
Com as empresas, desde já, posicionadas para captar o interesse dos compradores, a organização da EXPONOR garante a presença dos representantes de importantes cadeias mundiais. O mapa das visitas da EXPORT HOME segue, adianta Amélia Monteiro, «as principais tendências dos mercados. Espanha, França e Rússia lideram o ranking dos países de visita à EXPORT HOME».
Espaço Marcas destaca produção nacional
Do conjunto de iniciativas, destaca- a criação do Espaço Marcas portuguesas, uma iniciativa do Cluster do Mobiliário, em parceira com a EXPONOR, que aposta na criatividade e qualidade do made in Portugal. O principal objetivo é potenciar a qualidade, inovação e design do produto português, amplamente reconhecida no panorama internacional.
Com a realização desta ação, a organização está a pensar, sobretudo, nos convidados estrangeiros da EXPORT HOME que, edição após edição, se surpreendem com a qualidade da produção nacional. Constituindo-se como um autêntico canal de apresentação da indústria nacional de mobiliário, a EXPORT HOME 2012 representará as reais capacidades produtivas do País, além da criatividade. O convite é ainda extensível às empresas produtoras de vidro e cerâmica que terão também uma oportunidade de dar a conhecer os seus produtos.
Em fevereiro, de 15 a 19 (quarta-feira a domingo, das 10h00 às 20h00), a EXPONOR abre assim as portas às oportunidades de negócios que o mercado global oferece ao nível do mobiliário e da decoração.
Informações Úteis:
24.ª edição da EXPORT HOME – Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação
14.ª edição da INTERDECORAÇÃO – Casa, Hotelaria, Decoração e Brinde
Data: De 15 a 19 e Fevereiro 2012
Horário: 10 – 20 horas
Local e organização: EXPONOR – Feira Internacional do Porto
Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech