«Arouca a cantar as janeiras» é o título do livro, da autoria do professor Ramiro Fernandes, que será apresentado ao público no próximo dia 6 de janeiro de 2012, no auditório Globo d’Ouro, pelas 21h00.
Esta edição promovida em parceria com a Escola de Música de Moldes e com o apoio do PRODER/ADRIMAG, integra uma recolha de canções de natal, ano novo, janeiras e reis, que o autor tem feito desde de 1981. O principal objetivo desta obra é o enriquecimento e preservação do património cultural arouquense. Esta cerimónia será enriquecida pela atuação da Escola de Música de Moldes e pelo Orfeão de Arouca.
Ramiro Tavares da Costa Fernandes foi professor primário desde 1963 e especializou-se em música, depois de ter frequentado vários cursos ligados à pedagogia musical. É responsável pela criação da Escola de Música de Moldes, em Março de 1984, assumindo a sua direção ao longo de duas décadas. Fundou o Orfeão de Arouca em 1985 e, desde então, dedicou-se à recolha de «modas» tradicionais arouquenses para o espólio musical. Enquanto diretor musical do Orfeão de Arouca esteve ligado à criação dos encontros de coros e de Janeiras de Arouca. Deu o seu contributo para a criação da Academia de Música de Arouca que abriu no ano letivo 1999/2000, do qual foi secretário da Direção e Diretor Pedagógico no ano da sua fundação. Continua, atualmente, como o vem fazendo há dezenas de anos, a prestar apoio musical às paróquias de Moldes, Arouca e S.ta Eulália. Tem vindo a efetuar, ao longo de três décadas, uma recolha sistemática de Cânticos de Janeiras e Cantas, típicas do concelho de Arouca, e que dá a conhecer parte da mesma na sua obra «Arouca a cantar as janeiras».
Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech