Em 2012, Guimarães celebra a sua condição de Capital Europeia da Cultura. É um título considerado desígnio nacional e que honra todos os Portugueses.
É por essa razão que Guimarães está ser alvo de uma profunda regeneração urbana e é também por essa razão que está a ser preparado um vasto programa cultural, que se associará ao já vasto e conservado património histórico, também reconhecido pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, encruzilhando-se com uma profunda tradição popular e gastronómica.
Se já antes existiam argumentos para visitar Guimarães, agora e mais do que nunca, são acrescentadas razões para promover Guimarães como um destino turístico de excelência, como aliás tem vindo a ser referenciado em inúmeros artigos de revistas internacionais e mais recentemente pela Lonely Planet.
Foi neste sentido que a Câmara Municipal de Guimarães decidiu associar a indústria tradicional ao turismo, encetando uma acção de promoção internacional da cidade, relacionando o destino turístico à actividade económica de base exportadora exercida em Guimarães.
Assim, serão distribuídos já nas próximas colecções Primavera/Verão cerca de 3 milhões de flyers (em anexo) incluídos em todo o tipo de produtos dirigidos ao consumidor final de empresas exportadoras.
Este foi um desafio lançado às empresas de Guimarães, ao qual se associaram prontamente 11 empresas (ver abaixo), que exportam para mais de 32 países diferentes produtos que vão desde o calçado e vestuário aos têxteis-lar e à cutelaria.
Este será um processo evolutivo que não se esgota nesta primeira fase e que estará aberto a qualquer empresa exportadora que se queira associar à promoção de Guimarães.
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