“Andar na Vida” resulta de investigação realizada pela autora nas ruas do Porto
“Andar na vida: prostituição de rua e reacção social” é um livro que resulta de uma investigação sobre o mundo social da prostituição de rua. Com esta pesquisa, Alexandra Oliveira obteve o seu doutoramento na Universidade do Porto, o primeiro em Portugal sobre este tema. A autora apresenta a obra no dia 30 de Novembro, às 21h30, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, cidade de onde é natural.
Para a realização deste trabalho, a investigadora “imergiu durante cinco anos no terreno da prostituição de rua, no Porto”. Como se lê na sinopse do livro, “chegou a permanecer na rua a uma média de três dias por semana, por vezes acabando por ficar 12 horas seguidas em contexto, observando, ouvindo, interagindo e entrevistando prostitutas e prostitutos, seus companheiros afectivos, clientes do comércio do sexo, donos e gerentes das pensões onde se desenrola o sexo pago, entre outros actores que habitam o mundo da prostituição”.
Esta pesquisa permitiu a Alexandra Oliveira obter “um conjunto de conhecimentos que ajuda a desmontar estereótipos e crenças erradas sobre a prostituição e as prostitutas de rua”. Nas páginas do livro que escreveu, e que agora apresenta em S. João da Madeira, “encontram-se explicações e interpretações sobre o mundo social da prostituição rua”, designadamente sobre a forma como se organiza, que territórios ocupa, a vida familiar de quem a pratica, a estigmatização, as exclusões e os vários tipos de violência que lhes estão associados.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech