A Biblioteca Municipal de Estarreja vai receber uma exposição sobre a Vida e Obra do jornalista, crítico, tradutor e escritor português Fernando Assis Pacheco (1937-1995), entre os dias 21 a 30 de Novembro. No encerramento da mostra, realiza-se a tertúlia “Gentes da nossa terra… sobre Assis Pacheco”, com a presença de familiares e dos amigos pessoais João Rodrigues, editor, Marcelo Correia Ribeiro, advogado, e Pitum Keil do Amaral, arquitecto.
Fernando Santiago Mendes de Assis Pacheco (Coimbra, 1 de Fevereiro de 1937 — Lisboa, 30 de Novembro de 1995), que vivia temporadas em Pardilhó na casa da família, foi jornalista, crítico, tradutor e escritor. Cuidar dos Vivos (1963) é o título do livro de estreia – poemas de protesto político e cívico, com afloramento dos temas da morte e do amor.
Nunca conheceu outra profissão que não fosse o jornalismo: deixou a sua marca de grande repórter no Diário de Lisboa, na República, no JL – Jornal de Letras, no Musicalíssimo e no Se7e, onde foi director-adjunto. Foi também redactor de O Jornal, semanário onde durante dez anos exerceu crítica literária. Traduziu para português obras de Pablo Neruda e Gabriel Garcia Márquez.
Célebre foi também a sua participação com a mulher, Rosarinho Assis Pacheco, no popular concurso “A Vaca da Cornélia”.
Programa
[21 a 30]
Exposição Bibliográfica sobre a Vida e Obra de Fernando Assis Pacheco
[30] 21h30
Tertúlia “Gentes da nossa terra… sobre Assis Pacheco”
Oradores:
João Rodrigues, editor
Marcelo Correia Ribeiro, advogado
Pitum Keil do Amaral, arquitecto
Entradas livres
Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech