Oliveira de Azeméis, Sociedade

Agência nacional elogia projecto «Gerações saudáveis» – Oliveira de Azeméis

A Agência Nacional para a Gestão do Programa Aprendizagem ao Longo Vida (PROALV) considera que o programa «Gerações saudáveis», envolvendo a câmara de Oliveira de Azeméis e a província turca de Kahramanmaras, «está a atingir os objectivos» e que «as actividades já realizadas revelam uma boa capacidade de execução e implementação do projecto».
No parecer sobre a evolução do projecto, a agência PROALV destaca o «envolvimento, a relação e a cooperação» entre os parceiros e realça que a parceria pode constituir-se num «factor decisivo para impulsionar sinergias que poderão fomentar o crescimento do sector da educação na região».
O programa «Gerações saudáveis», destinado a prevenir e a combater as dependências através da adopção de estilos de vida saudáveis, foi apresentado recentemente como um projecto transnacional de boas práticas entre os municípios da Área Metropolitana do Porto.
O vereador da educação, Isidro Figueiredo, deu a conhecer no café teatro Campo Alegre, os objectivos e a execução da iniciativa enquadrada no programa Comenius.
No âmbito do projecto europeu, a autarquia, a EB2,3 Bento Carqueja e o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) promoveram acções junto da comunidade escolar.
No plano escolar foi realizado o diagnóstico do consumo de álcool, tabaco e drogas junto dos alunos 9º ano de escolaridade das escolas do concelho.
De um total de 905 alunos que em 2010/2011 estavam inscritos responderam ao inquérito 405 estudantes (45% da população alvo) tendo sido considerados válidos 395 questionários.
Da amostra em estudo, 53% dos alunos são do sexo feminino e os restantes do sexo masculino sendo a idade média dos inquiridos de 15 anos.
A maioria dos alunos estudava no ensino regular (84%) e os restantes 16% nos Cursos de Educação e Formação de Jovens. A autarquia prevê apresentar os resultados junto das escolas EB 2,3 do concelho e avançar com a sensibilização dos agentes educativos para a problemática das dependências.
O desenvolvimento do projecto incluiu ainda a realização de uma palestra na EB 2,3 Bento carqueja, a realização de actividades desportivas e a realização de um seminário sobre bullying, iniciativas enquadradas no Projecto de Educação para a Saúde (PES).
O Núcleo de Atletismo de Cucujães, uma das entidades parceiras, promoveu acções desportivas junto dos jovens e a conferência «Pressupostos para uma geração saudável» com o jornalista Jorge Gabriel, Délio Carquejo, sociólogo e professor universitário, e Fernando Luís, seleccionador nacional de voleibol.
No calendário de acções a desenvolver até 2012, ano em que termina o projecto de cooperação transnacional, a autarquia aponta para a realização de um ciclo de seminários, em parceria com a Comissão Municipal para a Prevenção das Toxicodependências.
O projecto «Gerações saudáveis» visa o desenvolvimento de mecanismos de cooperação locais e inter-regionais para prevenir a dependência de substâncias nas escolas.

Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *