No dia 25 de Outubro, teve lugar, no Museu Municipal, uma reunião do Grupo de trabalho dos municípios litorais entre o Porto e Valença, por onde decorre o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.
A sessão contou com a presença de Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que acredita muito neste programa que tem como objectivo dar projecção ao Caminho pela Costa, permanecendo, simultaneamente, o Caminho Central. Segundo a autarca, tanto a Póvoa de Varzim como os restantes municípios envolvidos irão lucrar com este projecto que visa uniformizar e conferir maior credibilidade ao Caminho pela Costa.
Integram este grupo de trabalho representantes dos seguintes municípios portugueses: Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. Estiveram ainda presentes autarcas dos municípios Galegos de La Guardia, Oia e Nigrán.
Foram estudados aspectos concretos para a implementação deste caminho, nomeadamente, a sinalética, albergues, pontos de descanso, entre outros, bem como possibilidades de financiamento para esta iniciativa cultural e religiosa que leva centenas de milhares de peregrinos a Santiago todos os anos.
A discussão surge com um propósito comum: promover o Caminho Português pela Costa a Santiago de Compostela permitindo ao peregrino uma alternativa ao Caminho Central.