No último fim-de-semana o Centro de Negócios de Ansião, localizado no Parque Empresarial do Camporês e mesmo à beirinha do IC8, acolheu a terceira edição da Mostra Gastronómica Sabores de Ansião. Um evento organizado pelo município de Ansião e em que cada junta de freguesia assumiu a representatividade da sua gastronomia típica, directamente ou envolvendo colectividades, e que contou ainda com uma vertente dedicada à exposição e venda de produtos endógenos. Um dos momentos altos deste fim-de-semana foi logo a abertura, com a visita a todos os expositores. O executivo liderado por Rui Rocha e seus convidados descobriu curiosidades sobre os produtos expostos e conversou com produtores e expositores. Depois aconteceu o jantar, acompanhado pela actuação do grupo Tempodavó que, quase em estreia absoluta, soube animar a sala, já na altura preenchida por centenas de pessoas.
No Sábado, dia 22, coube à Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Ansianense animar o jantar. Esta foi a noite mais concorrida da Mostra, tendo chegado a haver lista de espera em vários restaurantes, tal a afluência ao jantar. Depois da Orquestra Ligeiras surgiram os sons inconfundíveis dos Drama e beiço que, com alegria e virtuosismo, animaram a sala pela noite fora.
Pode-se dizer que Domingo foi o dia do folclore na Mostra Gastronómica: primeiro, pouco depois das 15h00, assumiu o palco o Rancho Folclórico de Pousaflores, que apresentou o resultado do seu trabalho de recolha e respeito pelas tradições. Mais tarde, às 18h00, foi o Rancho Folclórico Infantil das Serras de Ansião a levar toda a graça e alegria ao Centro de Negócios.
Uma mostra Gastronómica que voltou sobretudo a fazer brilhar a excelência dos produtos e sabores regionais, mas também a capacidade organizativa de município e juntas que, ao longo de três dias, proporcionaram um excelente evento que, em tempo de crise, acabou por conseguir contrariar essa tendência.
Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech