Estarreja premiada por boas práticas de política familiar

Date:

A Câmara Municipal de Estarreja é considerada como uma das Mais Familiarmente Responsáveis. O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distingue, este ano, 29 municípios portugueses com o título «Autarquia + Familiarmente Responsável 2011».

 

A cada município vencedor será entregue a bandeira verde da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável 2011» numa cerimónia a ter lugar no próximo dia 19 de Outubro, quarta-feira, pelas 17h no Auditório da Associação Nacional de Municípios, em Coimbra. A Vereadora da Acção Social da Câmara de Estarreja, Rosa Simão, marcará presença na sessão.

 

“Estes prémios pretendem reconhecer as boas práticas em matéria de política familiar e distinguir de uma forma simbólica aqueles que investem na construção de uma política integrada de apoio à família”, afirma Ana Cid Gonçalves, membro do Observatório.

 

Este reconhecimento deriva dos resultados de um inquérito realizado a nível nacional ao qual responderam 86 autarquias e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de actuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; saúde e outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.

 

Os dados recolhidos através dos inquéritos ficarão disponíveis no site do Observatório, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios vencedores, bem como dos restantes participantes.

 

Sobre o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis

 

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas iniciou, em Janeiro de 2002, uma colaboração com as autarquias no sentido da construção de uma Política Autárquica de Família.

 

Na sequência deste trabalho, a APFN decidiu alargar-se para um novo conceito: as AFR – Autarquias Familiarmente Responsáveis. Partindo deste novo modelo, a partir de 2007 procedeu à realização de inquéritos junto dos municípios do país com vista a um levantamento exaustivo das boas práticas existentes.

 

Após esse trabalho, a APFN criou um Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e é nesse seguimento que, remetendo ao evento deste ano, se realiza a 3ª edição da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável».

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta câmara devia era ser premiada pelos tachos que dá aos boys do partido! Bem, é maior do que muitas familias, e acaba por ser um prémio justo.

  2. O Zé não seja assim, se vosse você faria o mesmo, a familia é que era diferente. Raio dos portugas que só sabem criticar, só olham para os outros, ai se eu fosse presidente do que quer que seja…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...