Entrou em funcionamento em 11 de Outubro de 1961 e desde então vem contribuindo para a promoção do livro e da leitura em S. João da Madeira. A Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo celebra na terça-feira o seu 50.º aniversário, na mesma data em que o Município comemora 85 anos.
Assim, parte do programa com que a autarquia de S. João da Madeira assinala o Dia do Município decorrerá no edifício da Biblioteca, onde vão ser inauguradas diversas exposições a partir das 16h45, entre as quais uma retrospectiva dos 50 anos de funcionamento desse serviço municipal.
A Colecção de Medalhas do sanjoanense Valente de Oliveira, antigo ministro, a “World Press Cartoon 2010” e “Tesouros da Biblioteca Municipal” são as outras exposições que abrem ao público nessa data, que fica igualmente marcada pela inauguração do Centro de Leitura Especial, destinado a cegos e amblíopes.
A Biblioteca Municipal de S. João da Madeira constitui um importante pólo cultural da cidade, contribuindo para a informação, formação e afirmação do indivíduo na comunidade. Para a sua criação foi decisivo o esforço e interesse de muitos sanjoanenses, com particular relevância para a acção do antigo presidente da Câmara e homem da cultura Renato Araújo.
Além dos 50 anos da Biblioteca Dr. Renato Araújo, o programa do Dia do Município de S. João da Madeira inclui outras iniciativas. Às 11 horas, decorre a Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal, seguindo-se, ao meio-dia, a inauguração do novo Centro de Dia com Serviço de Apoio Domiciliário Acoplado da ACAIS (Associação do Centro de Apoio a Idosos Sanjoanenses), com a presença do Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social.
Ao final da tarde, pelas 18 horas, procede-se ainda à inauguração do renovado Palacete dos Condes, exemplar da riquíssima história arquitectónica “dos brasileiros”, onde chegou a funcionar durante muitos anos a sede do tribunal da comarca de S. João da Madeira.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech