Foi em ambiente de festa e de grande animação que os Meninos Cantores do Município da Trofa comemoraram, no passado sábado, dia 1 de outubro o seu 12º aniversário, assinalando também desta forma, o Dia Mundial da Música no Concelho da Trofa.
Assim prepararam um concerto de aniversário que decorreu no Auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado e que levou ao palco os Meninos Cantores do Municipio da Trofa e o Coro Infantil da Universidade de Lisboa.
Na primeira parte do concerto os Meninos Cantores fizeram a apresentação da obra a estrear no dia 19 de novembro, dia do aniversário do Concelho da Trofa, intitulado “Amílcar, consertador de búzios calados”, obra vencedora do Concurso Lusófono da Trofa 2010. Esta peça tem texto e música de Mário Alves e direção de Antónia Maria Serra.
O Coro Infantil da Universidade de Lisboa protagonizou a segunda parte do espetáculo de aniversário dos MCMT, encantando os presentes com as suas interpretações dos temas: Quem tem farelos de Anónimo Séc. XVI, The Joiku de J. Linkola, Neige sur les orangers de M. Ohana, Dancing – Song de Z. Kodály, The klittle Babe de B. Britten, Cantiga D’Alfons el Savi de Anónimo Séc. XIII, Dormi, menino dormi de F. Lopes Graça, Animali PArlenti del Giorno de G. Rossini, Canção de J. Camacho, Canção Infantil de J. Camacho, La Charité de G. Rossini, Clap Yo’hands de G. Gershwin e Acordai de F. Lopes Graça.
A terminar os MCMT e o CIUL entoaram em conjunto o tema Cirandeiro, trad. Brasil (arr. Green B.), invadindo o auditório e convidando o público a cantar e a dançar.
A Câmara Municipal da Trofa festejou assim o aniversário dos Meninos Cantores do Município da Trofa, que já durante a tarde de sábado puderam cantar os parabéns e apagar as 12 velas do bolo de aniversário na companhia dos seus convidados do Coro Infantil da Universidade de Lisboa.
Presentes no espetáculo estiveram a Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, bem como o vereador do Pelouro da Cultura Assis Serra Neves que acompanhou os MCMT no seu dia de aniversário.
A encerrar a noite de festa, a Autarca Trofense felicitou os Meninos Cantores por mais um aniversário, salientando a importância da data, e deste projeto da Câmara Municipal, “que possibilita a crianças de todas as freguesias do Concelho integrarem de forma gratuita um coro infantil, tendo assim contacto com a música, o canto, e a cultura musical portuguesa e internacional”.
A Trofa assistiu assim, ao talento dos Meninos Cantores e do Coro Infantil da Universidade de Lisboa que encantaram os mais de 200 espectadores que marcaram presença no Concerto de Aniversário dos Meninos Cantores do Municipio da Trofa.
MENINOS CANTORES DO MUNICÍPIO DA TROFA
Maestrina | Antónia Maria Serra
Maestrinas assistentes | Ana Cruz e Teresa Cruz
O Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa nasceu a 1 de Outubro de 1999.
O coro tem cantado por todas as freguesias do Concelho da Trofa, Viana do Castelo – (Igreja da Misericórdia), Paredes de Coura – (Centro Cultural), Porto – (Teatro Campo Alegre, Salão Nobre do Instituto Superior de Engenharia, Casa da Música e Biblioteca Almeida Garrete), Braga – (Sé Catedral), Lisboa – (Igreja do Santíssimo Sacramento, Universidade de Lisboa, Sala das Bicas do Palácio de Belém, Palácio de S. Bento – Assembleia da República e FIL – Bolsa de Turismo de Lisboa), Vila Nova de Cerveira – (Convento de S. Paio) , Guimarães – (Centro Cultural Vila Flor) e Forcarei – Espanha.
Representou Portugal no Coro Infantil Lusófono (projecto que envolveu crianças provenientes de todos os países de Língua Portuguesa) em 2001.
Participaram em programas das televisões: SIC e RTP e gravaram para a RDP África
Do seu repertório fazem parte as obras:
- Presente de Natal para as Crianças, Fernando Lopes-Graça,
- The Sound of Music, Richard Rodgers
- As Cançõezinhas de Tila, Fernando Lopes-Graça e letra de Matilde Rosa Araújo
- Cancioneiro Penafidelense, José Belarmino Soares
- Aquela nuvem e outras, Fernando Lopes-Graça e letra de Eugénio de Andrade
· Canções Tradicionais Portuguesas
- Der Schulmeister, G. Telemann
- Saltimbancos, Chico Buarque
- Canções Infantis para Canto e Piano, J. Santos e letra de Matilde Rosa Araújo – 1.ª audição
- A Árvore dos Sonhos, ópera infantil de José Miguel Oliveira, libreto de Mário Moutinho, adaptada do conto com o mesmo nome de Leandro Ribeiro – 1.º Prémio do I Concurso Nacional Literário da Trofa – Conto Infantil (obra escrita para os MCMT) – estreia em Novembro de 2003.
- Uma Amizade Assim, canções de João Loio e Jorge Constante Pereira
- Canções Infantis, Heitor Villa – Lobos
- Música Sacra Portuguesa, Fernão Gomes Correia | Jorge Alves Barbosa | M. Faria | Eurico Carrapatoso
- Oratório de Noel, Camille Saint-Saens
- Pirilampo, história contada com música, música de João Loio, versão cénica de Mário Moutinho, adaptada do conto “Pirilampo e os Deveres da Escola” de João Alberto Roque – 1.º Prémio do V Concurso Nacional Literário da Trofa – Conto Infantil – Prémio Matilde Rosa Araújo (obra escrita para os MCMT) – estreia mundial em Novembro de 2007.
- Canções da Disney
- Anjos de Pijama, música de Andreia Pinto Correia e letra de Matilde Rosa Araújo
Encomenda da Câmara Municipal da Trofa para assinalar o 10º Aniversário dos MCMT e homenagear Matilde Rosa Araújo – Estreia 19 Novembro de 2009.
- Gravam CD “Anjos de Pijama a 19 de Novembro de 2009 na Igreja de Santiago de Bougado
- Abba
- Trava lengas lenga línguas – Vasco Negreiros
- Les Choristes – Bruno Coulais
Homenagens:
Matilde Rosa Araújo | Câmara Municipal da Trofa
Eugênio de Andrade | Câmara Municipal da Trofa
Fernando Lopes – Graça | Câmara Municipal da Trofa e Assembleia da Republica
Ao longo do seu percurso musical, os MCMT têm contado com a colaboração do coro Vox Vocis (Trofa), coro Vocal Ancâ-ble – Coimbra, orquestra Salão Jardim do Coliseu do Porto e orquestra de Jovens Músicos da Trofa, dos maestros José Luís Borges Coelho, Kamen Goleminov, P. Pedro Miranda, José Carlos Miranda, João Tedim, dos pianistas: Isabel Sá, José Miguel Oliveira, Rui Martins, Jairo Grossi, Luís Lopes e João Paulo Moreira.
Foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural do Município da Trofa – grau prata