No dia 15 Setembro foi lançado o portal da educação, na internet, das Escolas D’Óbidos com todas as informações relacionas com o projecto educativo do Município de Óbidos. Os pais e encarregados de educação passam, através desta nova ferramenta, em www.escolasdobidos.com,
a ter acesso a notícias e informações relacionadas com a Educação, desde o pré-escolar ao 2.º
Ciclo, tal como toda a oferta educativa das diversas escolas.
O Banco do Tempo
O Projecto Banco de Tempo em Óbidos surge, nesta fase inicial, com a implementação de uma primeira medida – “Apadrinhamento Educativo”.
Sabe-se que a exigência dos horários de trabalho, as inúmeras tarefas inerentes à gestão de uma casa e a complexidade de alguns conteúdos escolares dificultam a muitos pais o acompanhamento educativo e estimulação devida dos seus filhos. Pretende-se, por isso, apoiar estas famílias constituindo uma bolsa de pedidos (beneficiários) e de voluntários (padrinhos). Um voluntário “padrinho” poderá disponibilizar-se para ceder algum tempo da sua semana para apoiar uma criança cuja família, por motivos diversos, não está tão disponível quanto gostaria. Este apoio pode residir sob a forma de ajuda na realização de tarefas escolares, bem como no proporcionar de momentos de lazer e estimulação cognitiva e emocional, durante um período temporal acordado
entre as partes envolvidas.
Qualquer munícipe de Óbidos pode inscrever-se para beneficiar do apoio fornecido por este projecto ou enquanto voluntário para tornar-se “Padrinho” de uma criança através do preenchimento de uma ficha de inscrição disponível nas secretarias dos Complexos Escolares de Óbidos e no Portal da Educação (www.escolasdobidos.com).
Fábrica da Criatividade
Óbidos é um excelente laboratório e tem ferramentas para trabalhar uma nova identidade que caracteriza a educação do futuro. Pretendemos aumentar a qualidade de vida das nossas famílias e alunos, através da concretização de acções que nos ensinam a ver, ouvir, sentir e ser – a
construção de uma identidade educativa, social, familiar, local e cultural. Os estabelecimentos de ensino assumem-se, assim, com uma identidade própria, como um território criativo, adaptando uma filosofia de trabalho que cativa, estimula e eleva o grau de exigência de educadores/professores, das crianças/alunos, dos animadores educativos, dos auxiliares, das famílias e restante comunidade educativa.
Numa proposta de concertar os projectos desenvolvidos no serviço de educação do Município de Óbidos, num modelo de intervenção que evidencia o papel da Criatividade no processo de ensino-aprendizagem e que procura reflectir sobre a relação entre Educação e Arte, surge a Fábrica da
Criatividade. Como núcleo do serviço de educação, a Fábrica pretende gerar um conjunto de iniciativas, com vista à promoção da criatividade, em duas zonas distintas:
• Na Escola, através da criação de projectos-acção, que resultam numa intervenção directa em diferentes focos (aluno, professor, animador, currículo e família);
• Na Comunidade, com o desenvolvimento de um programa integrado de actividades lúdicas, artísticas e culturais, maioritariamente de itinerância dirigidas a crianças, jovens, adultos e famílias.
Propomos nesta fase, cinco acções com o tema do Programa Educativo, “Viagem”: Ateliês Criativos, Oficinas Itinerantes, Laboratório de Ideias, ObidosAnima e Maio
Criativo.
Toda a informação relativa à Fábrica da Criatividade está disponível no Portal de Educação do Município de Óbidos (www.escolasdobidos.com).
Projecto da Escola Municipal iniciou dia 15 de Setembro
Numa perspectiva de promover uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora, implementando uma pedagogia centrada na criança, o Município de Óbidos iniciou, a 15 de Setembro, o projecto da Escola Municipal.
Numa parceria com o Agrupamento de Escolas, Instituições de Ensino Superior e outras Instituições cujo foco de intervenção é a Educação, pretendemos eliminar a ruptura e
descontinuidade que existe na transição entre ciclos no actual sistema educativo através de um trabalho de maior proximidade entre professores e educadores.
Nesta primeira fase, o projecto desenvolve-se no Jardim de Infância do Arelho, com a participação de dois grupos heterogéneos de pré-escolar, dois educadores de infância e um professor do 1º ciclo do ensino básico.
A metodologia assenta no sócio-construtivismo, sem que haja um modelo curricular específico. A equipa de trabalho irá procurar aplicar estratégias de alguns modelos que considera serem os mais ricos, adaptáveis ao contexto de Óbidos e que dão mais garantias de sucesso nos contextos de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.
Um dos modelos a aplicar será a abordagem de Reggio Emilia, que é uma das referências mundiais ao nível da educação pré-escolar. Óbidos estabeleceu uma parceria com Reggio Emilia (Itália) pelo que os participantes do projecto da Escola Municipal terão oportunidade de receber formação em Óbidos e Reggio Emilia.
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