Decorrem até 30 de setembro as candidaturas para as Bolsas de Estudo atribuídas todos os anos pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso para o Ensino Secundário. Entretanto, como estipulado no respetivo regulamento, decorre até 31 de outubro o prazo para as candidaturas referentes ao Ensino Superior.
A atribuição de Bolsas de Estudo integra o Programa de Apoio a Alunos Carenciados, com o objetivo de os incentivar a prosseguir estudos e de fomentar o sucesso educativo. No ano letivo passado, aquele apoio envolveu um investimento de cerca de 36 mil euros. Beneficiou 32 bolseiros do Ensino Superior (de entre 73 candidaturas) e 10 do Ensino Secundário e/ou Profissional (de entre 25 candidaturas).
Os destinatários das Bolsas de Estudo são alunos matriculados no Ensino Secundário e Ensino Superior (universitário ou politécnico), residentes no concelho. Tal como nos anos passados, os bolseiros que frequentam o Ensino Superior recebem 125 euros, por mês, se estudarem fora do distrito de Braga, e 75 euros, por mês, se estudarem dentro da área do distrito. Já os bolseiros do Ensino Secundário e/ou Profissional recebem um apoio de 37,5 euros por mês.
Rendimento per capita, aproveitamento escolar e idade estão entre os critérios de atribuição deste apoio social escolar. Terminado o prazo das candidaturas, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso analisa as candidaturas. Depois da avaliação dos processos, os resultados são comunicados aos interessados.